Notícia
Fundos imobiliários atingem 9,44 mil milhões de euros em Fevereiro
O montante gerido pelos fundos de investimento imobiliário (FII) atingiu os 9,443 mil milhões de euros no final de Feveiros, valor que representa uma subida de 0,5% em relação ao mês anterior, segundo as estatísticas da CMVM. Já os fundos especiais de inv
O montante gerido pelos fundos de investimento imobiliário (FII) atingiu os 9,443 mil milhões de euros no final de Feveiros, valor que representa uma subida de 0,5% em relação ao mês anterior, segundo as estatísticas da CMVM. Já os fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) registaram um crescimento mensal de 1,2%.
No mesmo período, a capitalização média dos FII aumentou ligeiros 0,4% para os 67,5 milhões de euros, com os mesmos 140 fundos em actividade que em Janeiro. Quanto ao volume gerido pelos FEII, ultrapassou os 494,2 milhões de euros traduzindo um crescimento de 1,2%.
Fevereiro foi assinalado pela constituição do fundo especial de investimento "Golden Eagle" gerido pela Fundimo, entidade que iniciou nesse mês a actividade de gestão de fundos especiais de investimento imobiliário. Foi, também, transferida a gestão do fundo de investimento imobiliário fechado "Imorenda" da TDF para a Millennium BCP Gestão de Activos.
Os imóveis situados em países da União Europeia foram a principal aposta dos fundos em Fevereiro, com um montante que ultrapassou os 10,24 mil milhões de euros. Trata-se de um avanço mensal de 1,4%.
A ESAF voltou a liderar o mercado, com uma quota de 14,8%, seguindo-se o Millennium BCP com 13,9% e a Fundimo com 12,7%. Estas três sociedades geriam 41,4% do património imobiliário detido por fundos, o que representa um grau de concentração superior (2,1 pontos percentuais) ao verificado no mês de Janeiro.
Os dez maiores fundos imobiliários portugueses representavam, em Fevereiro, 48,1% do total gerido em Portugal. Montante que corresponde a um descida de 1,7 pontos percentuais face ao mês de Janeiro.