Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euronext Lisbon acompanha queda da Europa

A bolsa nacional desvalorizava, a acompanhar a tendência das congéneres europeias, pressionada pela Portugal Telecom. O PSI-20 caía 0,07%, depois de ter encerrado inalterado na última sessão.

16 de Maio de 2005 às 11:17
  • ...

A bolsa nacional desvalorizava, a acompanhar a tendência das congéneres europeias, pressionada pela Portugal Telecom. O PSI-20 caía 0,07%, depois de ter encerrado inalterado na última sessão.

As praças europeias seguiam pressionadas pela queda das empresas petrolíferas que eram afectadas pela desvalorização do petróleo. O PSI-20 [psi20] descia 0,07% para os 7.648,58 pontos, com quatro títulos a apreciar, seis a cair e 10 inalterados.

A Portugal Telecom (PT) [ptc] recuava 0,46% para os 8,67 euros, enquanto a sua subsidiária, PT Multimédia [ptm] ganhava 0,44% para os 18,11 euros.

A Telefónica, parceira da Portugal Telecom no Brasil, registou um aumento dos lucros de 36% no primeiro trimestre, em parte devido à aquisição da BellSouth por 5,85 mil milhões de dólares. Os resultados trimestrais superaram as estimativas dos analistas.

O presidente do BES, maior accionista da Portugal Telecom, diz que o banco está no capital da empresa de telecomunicações para ficar, mas avisa que a operadora não pode ser constantemente sacrificada para viabilizar outros operadores. «Enquanto eu cá estiver, o BES está na PT para ficar», disse Ricardo Salgado em entrevista ao jornal «Público».

O Banco Comercial Português (BCP) [bcp] seguia inalterado nos 2,10 euros, enquanto a restante banca caía. O Banco BPI [bpin] descia 0,32% para os 3,15 euros e o Banco Espírito Santo (BES) [besnn] depreciava 0,08% para os 12,93 euros.

A Sonae SGPS [son] subia 0,85% para os 1,19 euros, no dia em que apresenta os resultados do primeiro trimestre. A empresa vai apresentar no final da sessão os resultados trimestrais e o CaixaBI diz que a Sonae SGPS deve registar lucros de 97 milhões de euros, um acréscimo de 50% face ao último trimestre, segundo as estimativas do CaixaBI que considera as Normas Internacionais de Contabilidade (NIC).

A Energias de Portugal (EDP) [edp] negociava nos 2,11 euros, sem registar variação, a mesma evolução registada pela Brisa [brisa] que cotava nos 6,22 euros.

A Mota-Engil [egl] seguia inalterada nos 2,50 euros no dia em que apresentou os resultados do primeiro trimestre. A Mota-Engil registou lucros de 1,685 milhões de euros, um valor que compara com resultados líquidos negativos de 387 mil euros no mesmo período do ano passado, de acordo com as novas normas internacionais de contabilidade. A partir de hoje a empresa paga o dividendo de oito cêntimos por acção.

Fora do PSI-20, as acções da Sporting SAD [scdf] caíam 14,41% para os 2,85 euros, depois de terem recuado um máximo de 15,62%. Esta queda é justificada pelo facto da equipa leonina ter perdido este fim-de-semana frente ao Benfica por 1-0, o que a afastou definitivamente na luta pelo primeiro lugar da Superliga de futebol.

O Futebol Clube do Porto [fcpa] ganhava 0,78% para os 2,60 euros, com a possibilidade do clube ganhar a Superliga de futebol caso o Benfica perca o jogo com o Boavista e a equipe azul e branca ganhe frente ao Académica.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio