Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euronext considera medidas de protecção especiais contra reguladores dos EUA

A Euronext está a considerar criar protecções especiais para ficar detentora das licenças das suas bolsas europeias. O objectivo desta medida é o de se precaver contra uma potencial medida dos reguladores norte-americanos, no caso da fusão com a NYSE se e

28 de Junho de 2006 às 09:24
  • ...

A Euronext está a considerar criar protecções especiais para ficar detentora das licenças das suas bolsas europeias. O objectivo desta medida é o de se precaver contra uma potencial medida dos reguladores norte-americanos, no caso da fusão com a NYSE se efectivar.

O plano visa criar uma ou mais medidas de independência que deverão permitir que mantenha os direitos de voto nas bolsas europeias. O efeito desta medida será o de impedir que reguladores estrangeiros interfiram com as bolsas da Euronext. A Euronext detém a praça de Paris, Lisboa, Amesterdão e Bruxelas.

As medidas de protecção serão definidas por um grupo de «sábios» que terão de votar colectivamente na adopção de regulação norte-americana para as bolsas europeias. As discussões estão neste momento numa fase inicial e as discussões preliminares foram realizadas com os reguladores.

A proposta feita pela Euronext surge depois da New York Stock Exchange (NYSE) ter apresentado uma proposta de fusão entre as duas e as medidas têm como objectivo diminuir os receios que o mercado tem expressado sobre os reguladores norte-americanos e as suas acções que podem danificar o mercado de acções e derivados europeu.

A NYSE ofereceu, no início de Junho, 7,78 mil milhões de euros pela aquisição da Euronext, um valor inferior aos mais de 8,6 mil milhões de euros propostos pela Deutsche Börse.

Ainda assim, o presidente da bolsa pan-europeia, Jean-François Théodore, continua a preferir a ligação transatlântica, devido, entre outros aspectos, ao facto da proposta vinda do outro lado do Atlântico privilegiar uma estrutura de carácter federalista.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio