Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro cai com expectativa de manutenção dos juros pelo FED

O euro caiu hoje face ao dólar, com a expectativa de que a Reserva Federal (FED) norte-americana mantenha as taxas de juro inalteradas amanhã a levar os investidores a adquirirem títulos na maior economia do mundo.

21 de Agosto de 2000 às 17:53
  • ...
O euro caiu hoje face ao dólar, com a expectativa de que a Reserva Federal (FED) norte-americana mantenha as taxas de juro inalteradas amanhã a levar os investidores a adquirirem títulos na maior economia do mundo.

A procura de acções e obrigações norte-americanas, bem como a valorização da moeda nipónica, vieram acentuar a tendência de desvalorização do euro, apesar da Alemanha ter anunciado hoje que a sua economia cresceu 1% no segundo trimestre, acima do esperado.

A moeda dos onze países da Zona Euro valia, às 15h30, 0,9031 dólares, a cair 0,36%, situando-se entre um máximo de 0,9080 dólares e um mínimo de 0,9017 dólares.

Os dados que têm vindo a ser divulgados nos Estados Unidos indiciam que o país está numa fase de crescimento sem pressões inflacionistas, sugerindo que o FED não deverá proceder a um aumento dos juros na reunião que terá lugar amanhã. O custo do dinheiro na maior economia do mundo situa-se nos 6,5%.

Com as taxas de juro inalteradas, a procura de acções e obrigações norte-americanas aumenta, o que promove a compra de dólares e vendas de outras moedas, como o euro.

As taxas de juro são utilizadas pelas empresas para descontar o valor do «cash-flow» futuro e como tal, têm uma relação inversa com as cotações. Se as taxas de juro não sobem, os lucros das empresas não diminuem, o que se iria verificar caso houvesse uma subida dos juros.

A queda da moeda única, segundo uma analista contactada pelo Canal de Negócios, também «derivou da subida do iene, consequência dos resultados do sector terciário, que foram acima do esperado, o que valorizou a moeda japonesa». Com esta valorização «houve uma venda de euros. O mercado deixou de apostar na moeda única para passar a apostar na moeda nipónica».

A moeda japonesa fortaleceu-se após a divulgação do índice de actividade do sector terciário, que aumentou 1,1% em três meses no primeiro trimestre, acima dos 0,7% esperados.

O aumento da procura de serviços, sugere que a economia nipónica deverá crescer no segundo trimestre, depois de uma expansão de 2,5% nos primeiros três meses do ano.

No Japão, a taxa de referência encontra-se, actualmente, nos 0,25%.

Cada euro vale 200,482 escudos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio