Notícia
Dow Jones reestrutura índices europeus e «promove» Modelo Continente
A STOXX Limited, empresa responsável pela gestão dos índices Dow Jones STOXX, vai proceder a uma reestruturação dos seus índices europeus, o que deverá «promover» a Modelo Continente.
A alteração mais importante é o tratamento dos 16 países europeus cobertos pelo índice Dow Jones STOXX apenas como uma região única, no processo de selecção das empresas que passam a integrar este índice. Segundo as novas directrizes, apenas as 600 maiores empresas cotadas europeias, tendo como critério a sua capitalização bolsista, serão seleccionadas para o índice Dow Jones STOXX, selecção essa que será revista no final de cada trimestre.
A Stoxx Limited vai ainda lançar três novos índices, com base no Dow Jones STOXX, composto pelas referidas 600 empresas: o Dow Jones STOXX Large, o Dow Jones STOXX Mid e o Dow Jones STOXX Small, dividindo assim estas 600 empresas em grupos de 200, com base na sua capitalização bolsista.
Tendo como base os dados relativos a 30 de Setembro, do índice Dow Jones STOXX Large fazem parte deste a EDP e a Portugal Telecom, com pesos de 0,18% e 0,16%, respectivamente.
No Dow Jones STOXX Mid encontram-se o Banco Comercial Português (BCP), o Banco Pinto & Sotto Mayor (BPSM), o Banco Espírito Santo (BES), a Jerónimo Martins, a Telecel e a Modelo Continente, que foi assim promovida a este grupo, pois antes do aumento de capital realizado em Agosto passado, encontrava-se no grupo das 200 empresas europeias com menor capitalização bolsista, tendo como base o universo das 600 empresas cotadas na Europa com maior capitalização.
A Modelo Continente foi assim «promovida» do índice Dow Jones STOXX Small para o Dow Jones STOXX Mid. No entanto, no Small ainda podemos encontrar mais cinco empresas nacionais, o BPI, a Cimpor a Sonae Investimentos a Soporcel e a Portucel, tendo nesta última revisão sido retirada a Inparsa, extinta no processo de fusão com a Sonae Investimentos. Na próxima revisão destes índices, poderá ainda ter lugar outra alteração, nomeadamente, a «promoção» da nova Sonae SGPS a um escalão acima, pois a sua capitalização bolsista será superior a muitas empresas que integram neste momento o Dow Jones STOXX Mid.