Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dois terços dos investidores portugueses veem ganhos na sustentabilidade

Estudo da Schroders aponta que investidores portugueses têm cada vez mais consciência do poder do investimento sustentável e do papel que este pode ter em questões globais, como as alterações climáticas.

Schroders: Crise na Europa é uma  rara oportunidade para investidores resolutos
17 de Dezembro de 2022 às 14:00
  • 1
  • ...
Dois terços dos investidores portugueses (66%) acreditam que o investimento sustentável é a única forma de assegurar a rentabilidade a longo prazo. A conclusão consta do estudo Schroders Global Investor Study 2022, que inquiriu mais de 23 mil pessoas que investem a partir de 33 locais a nível global. A nível global, essa percentagem desce para os 60%.

A consciência de que as práticas de investimento têm um papel importante a desempenhar na abordagem de questões de sustentabilidade a nível global também é cada vez maior, sendo que, de acordo com o estudo da gestora de ativos, 67% dos investidores portugueses entrevistados "concordam que o investimento pode impulsionar o progresso em desafios de sustentabilidade", como, por exemplo, as alterações climáticas. Para 58% dos investidores portugueses "esta é uma preocupação fundamental".

O grau de conhecimento do investidor está diretamente ligado com a maior convicção sobre o potencial deste tipo de investimento, salienta a Schroders.

Entre os fatores que encorajariam a aumentar os investimentos sustentáveis, a capacidade de escolher investimentos alinhados com as suas preferências pessoais de sustentabilidade foi o mais mencionado: 57%, tanto em Portugal como a nível global. "O próximo fator impulsionador mais elevado seria mais educação sobre o investimento sustentável em geral", acrescenta o estudo. 

Já a falta de transparência e dados comunicados pelos fornecedores sobre o impacto dos investimentos sustentáveis foi apontada como a maior barreira. 

Mário Pires, diretor de clientes institucionais e do mercado português da Schroders, destaca, num nota enviada às redações, "o empenho dos investidores portugueses no investimento sustentável", mas aponta o "trabalho educativo" que há ainda a fazer, "uma vez que quanto mais as pessoas compreenderem os produtos em que investem e o seu impacto na sociedade e no ambiente, mais capital deverá fluir para o investimento sustentável".
Ver comentários
Saber mais Schroders Global Investor Study Sustentabilidade mercados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio