Notícia
Dados económicos atenuam queda das bolsas nos EUA
A subida, acima das expectativas, do índice de actividade dos serviços contraria os efeitos negativos que a descida da actividade industrial na China estava a causar na praça norte-americana.
As bolsas dos Estados Unidos estão a aliviar das quedas registadas no início da sessão. O índice da actividade dos serviços no país registou uma subida acima das expectativas, segundo o relatório do Institute Supply Management (ISM), publicado esta segunda-feira, 5 de Maio.
O S&P500, índice que reúne as 500 maiores empresas dos Estados Unidos, está a desvalorizar 0,03% para 1.880,57 pontos. O índice tecnológico, Nasdaq, está a subir 0,05% para 4.126,141 pontos. O índice Dow Jones está a perder 0,02% para 16.507,88 pontos.
Os dados indicam uma subida para 55,2 pontos em Abril, acima dos 54 pontos previstos, em média, pelos analistas consultados pela Bloomberg. Em Março, este índice situou-se em 53,1 pontos.
O sector dos serviços representa 90% da economia dos Estados Unidos, o que provoca, de imediato, uma reacção junto dos investidores norte-americanos.
Estes dados vieram aliviar parte das quedas que os principais índices norte-americanos registaram, a reflectir os dados económicos da China.
O índice de actividade industrial (PMI, na sigla inglesa) na China passou para 48,1 pontos, valor abaixo da primeira leitura (de 48,3 pontos) e que levou os especialistas a preverem um aumento deste dado para 48,4 pontos. No entanto, o índice PMI subiu 0,1 pontos face a Março (48 pontos). Há quatro meses consecutivos que a actividade industrial na China está em contracção.
A sessão de Wall Street também está a ser marcada pela apresentação de lucros acima das expectativas pela Pfizer. A farmacêutica registou ganhos de 12% por acção para os 57 cêntimos, valor 2 cêntimos acima das estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg.
A Pfizer está em foco no mercado mundial de aquisições, mesmo depois de a britânica AstraZeneca ter recusado uma oferta de 63 mil milhões de libras (77 mil milhões de dólares) feita pela marca dos Estados Unidos.
Os títulos da Pfizer estão a recuar 2,34% para 30,03 dólares.