Notícia
Serviços nos EUA crescem em Abril mais do que esperado
O sector que representa cerca de 90% da economia norte-americana registou um avanço maior que o esperado no quarto mês do ano, um indicador que anima os analistas face à quase estagnação do primeiro trimestre.
A actividade nos serviços dos Estados Unidos expandiu-se em Abril, ao ritmo mais acelerado desde há oito meses, revelou um relatório do Institute Supply Management’s (ISM) esta segunda-feira, 5 de Maio. Uma vez que os serviços representam cerca de 90% da economia, este avanço supõe que a maior economia do mundo pode estar a reforçar e a acelerar o ligeiro crescimento do primeiro trimestre.
O índice ISM, que mede a actividade dos serviços, aumentou para 55,2 pontos em Abril dos 53,1 pontos registados em Março. O resultado superou as expectativas dos economistas consultados pela Bloomberg que apontavam para um crescimento para os 54 pontos.
O avanço, combinado com uma grande subida no índice de produção industrial nos primeiros quatro meses do ano, indica a afirmação de um crescimento que se mostrou fraco no primeiro trimestre. Os empregos aumentaram para máximos de dois anos em Abril, enquanto a taxa de desemprego desceu para mínimos de 2008.
“As coisas estão a melhorar”, comentou o economista Robert Stein, citado pela agência americana. “Face a uma melhoria dos indicadores, estamos perante uma re-aceleração da economia”.
Outros indicadores como o aumento das encomendas de bens duradouros sustentam as expectativas dos analistas de aceleramento da economia dos Estados Unidos para os próximos meses.