Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Chumbo do plano de Paulson é uma "catástrofe"

Um dos melhores gestores europeus de acções globais, Alexander Kapfer, considera que o veto do plano de salvamento da economia norte-americana no valor de 700 mil milhões de dólares é uma "catástrofe". Para o gestor, o motor dos mercados mundiais está a ficar "sem combustível".

30 de Setembro de 2008 às 12:48
  • ...
Um dos melhores gestores europeus de acções globais, Alexander Kapfer, considera que o veto do plano de salvamento da economia norte-americana no valor de 700 mil milhões de dólares “é uma catástrofe”. Para o gestor, o motor dos mercados mundiais está a ficar “sem combustível”.

É o gestor “estrela” da boutique alemã Atkien e responsável por um dos melhores fundos europeus de acções mundiais, o FIVV Aktien Global Select UI Fund. Alexander Kapfer resume em poucas palavras a decisão da Casa dos Representantes: “É uma catástrofe”, afirma à revista Citiwyre.

“É uma grande e muito negativa surpresa. No futuro próximo, não acredito nem espero que todo o sistema financeiro venha a fechar, mas também não acredito que os bancos possam viver mais uma ou duas semanas nesta situação, porque os mercados monetários não estão a funcionar”, explica o mesmo gestor.

Kapfer considera mesmo que os políticos ainda não se aperceberam da gravidade da situação do sistema financeiro. E recorre à imagem: “Somos como um motor que, neste momento, está a ficar sem combustível e vai avariar a qualquer momento. A única coisa que a Fed pode fazer agora é atestar mais um depósito.”

O gestor teme ainda que a Europa venha a ser mais afectada do que os próprios Estados Unidos, uma vez que os políticos europeus perderam a oportunidade de efectuar as reformas necessárias durante o período bom e agora, com a economia à beira de uma recessão, afirma ser pouco provável que estejam dispostos a investir.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio