Notícia
Bolsas dos EUA fecham com ganhos após PIB acima do esperado
As acções dos EUA fecharam a última sessão da semana a registar ganhos, depois do Departamento do Comércio ter revelado que a maior economia do mundo cresceu mais do que o esperado no terceiro trimestre. O Dow Jones somou xxx%, enquanto o Nasdaq val
As acções dos EUA fecharam a última sessão da semana a registar ganhos, depois do Departamento do Comércio ter revelado que a maior economia do mundo cresceu mais do que o esperado no terceiro trimestre. O Dow Jones somou 1,69%, enquanto o Nasdaq valorizou 1,26%.
O Dow Jones [indu] terminou nos 10.402,77 pontos, enquanto o Nasdaq [ccmp] fixou-se nos 2.089,88 pontos.
O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA registou um crescimento de 3,8% nos três meses terminados em Setembro, um valor acima do esperado e que sustenta a visão da Reserva Federal de que a subida dos preços da energia não está a afectar o crescimento da maior economia do mundo.
A primeira estimativa para o PIB dos EUA compara com os 3,3% de crescimento registados no segundo trimestre do ano, revelou hoje o Departamento do Comércio antes da abertura do mercado.
O crescimento ficou a dever-se ao aumento do consumo privado, devido a uma maior compra de automóveis em Julho, a um défice comercial mais baixo e a uma subida do investimento por parte das empresas.
Os economistas previam que o PIB dos EUA apresentasse uma evolução de 3,6% no terceiro trimestre, com as previsões dos analistas contactados pela Bloomberg a oscilarem entre um mínimo de 2,7% e 5,1%.
A Microsoft, a maior fabricante mundial de «software» subiu 2,74%, depois de ter anunciado que vai acelerar a velocidade do seu plano de recompra de acções no valor de 19 mil milhões de dólares.
A Chevron, que apresentou resultados abaixo do esperado, valorizou 1,63%, enquanto a tabaqueira Altria ganhou 2,07%.