Notícia
Bolsas asiáticas a subir e iene em mínimos dos últimos 27 meses
As principais bolsas asiáticas fecharam a sessão em alta, enquanto o iene se encontra nos mínimos dos últimos 27 meses com a perspectiva de novos estímulos à economia japonesa.
A Mazda Motor, um fabricante automóvel que tem no norte da América 28% das suas vendas, subiu 7,1% em Tóquio. O Guangzhou R&F Properties, uma construtora do sul da China subiu 0,8% em Hong Kong, onde o mercado de acções esteve fechado dois dias nas habituais férias de Natal. Por outro lado, a SK Telecom desceu 4,1%.
O MSCI, o índice de referência da região Ásia Pacífico, subiu 0,4% para 129,01 pontos, às 15h32 em Tóquio. O indíce de referência deverá fechar Dezembro em alta, registando assim o segundo mês consecutivo de ganhos.
No MSCI, por cada acção que desceu houve duas que subiram. O índice regista uma valorização de 13% desde o início do ano.
Os mercados asiáticos beneficiaram da possibilidade do novo governo japonês anunciar novas medidas de estímulo à economia e do facto de as economias da China e dos Estados Unidos começarem a mostrar sinais de recuperação.
Os mercados japoneses atingiram o nível mais elevado desde o terramoto e tsunami que devastou o Japão. O Nikkei, a bolsa de Tóquio, cresceu 0,9%, fechando no nível mais alto desde Março de 2011, o dia anterior ao terramoto e tsunami que devastou o Japão, caminhando para a maior subida anual desde 2005.
A bolsa australiana e a bolsa neozelandesa, S&P/ASX 200 e NZX 50, subiram 0,3% e 0,2%, respectivamente.
A bolsa sul coreana Kospi desceu 0,3% e a bolsa de Hong Kong, o Hang Seng subiu 0,4%. A Shanghai Composite caiu 0,5%, depois de ter subido 2,8% no dia de Natal. As bolsas de Taiwan e Singapura, o Taiex e o Straits Times subiram 0,2% e 0,3%, respectivamente.