Notícia
Bolsas americanas caem com expectativas de incumprimento (act.)
O Dow Jones está a perder 0,65% e o Nasdaq a desvalorizar 0,9%. A expectativa de incumprimento por parte dos credores, a subida do preço do petróleo e os resultados abaixo do esperado são os factores aventados pelos analistas para explicar uma sessão paut
O Dow Jones está a perder 0,65% e o Nasdaq a desvalorizar 0,9%. A expectativa de incumprimento por parte dos credores, a subida do preço do petróleo e os resultados abaixo do esperado são os factores aventados pelos analistas para explicar uma sessão pautada pelo pessimismo. O sector da banca é um dos mais afectados.
O índice industrial Dow Jones [INDU] está a desvalorizar 0,65% para os 13.695,70 pontos e o Nasdaq [CCMP] está a cair 0,9% para os 2.624,29 pontos.
A crise que está a assolar o mercado imobiliário norte-americano e alguns indicadores macroeconómicos desfavoráveis estão a aumentar o receio dos investidores em relação ao maior risco de incumprimento por parte das empresas que vendem dívida.
O custo do "credit-default swap", um instrumento que os investidores compram como seguro face ao "default" da dívida corporativa, encontra-se no nível mais elevado dos últimos dois anos.
Numa sessão em que os índices europeus estão a perder mais de 1%, a valorização do petróleo e a apresentação de resultados aquém do esperado são outros factores que têm aumentado as ordens de venda de acções americanas.
O barril do crude [CL1] em Nova Iorque está a negociar nos 76,97 dólares, o que representa máximo de um ano.
Na frente corporativa, a petrolífera Exxon Mobil está a desvalorizar 2,95% para os 90,05 dólares, após ter desvendado lucros por acção que ficaram 13 cêntimos abaixo das estimativas dos analistas consultados pela agência Bloomberg.
No sector da banca, um dos mais afectados pela crise no imobiliário, os três maiores bancos negociavam em queda.
O Citigroup perdia 2,52% para os 48,01 dólares, o Bank of America deslizava 1,40% para os 47,26 dólares e a JP Morgan caía 3,62% para os 43,62 dólares.
1 euro = 1,3735 dólares