Notícia
Bolsa nacional valoriza com telecomunicações
A bolsa nacional recuperava de perdas e acompanhava a tendência de valorização da maioria das praças europeias, impulsionada pelo sector tecnológico. O PSI-20 seguia a avançar 0,02%.
A bolsa nacional recuperava de perdas e acompanhava a tendência de valorização da maioria das praças europeias, impulsionada pelo sector tecnológico. O PSI-20 seguia a avançar 0,02%.
O PSI-20 cotava nos 7.040,20 pontos a avançar 0,02%, com cinco acções a subir, 11 a cair e quatro inalteradas.
As bolsa europeias seguiam a valorizar impulsionadas pelas tecnológicas, com a UBS e a Merrill Lynch a recomendarem a compra de acções da Philips, depois da empresa ter anunciado que está «muito interessada» em fazer aquisições para fazer disparar o seu negócio de electrodomésticos, a mais pequena unidade por receitas e negócio mais lucrativo do ano passado.
Filipe Oliveira, corretor da LJ Carregosa afirmou ao Jornal de Negócios Online (www.negocios.pt) que «os mercados estão com uma tendência boa de subida».
O Bank of America, o terceiro maior banco dos Estados Unidos reviu em baixa as previsões para a evolução do dólar face ao euro, devido a dúvidas em relação ao ritmo de crescimento da maior economia do mundo. Apesar desta revisão em baixo o euro [eur] caía 0,45% para 1,2265 dólares.
Com o aumento de instabilidade no Iraque e com a preocupação face à Yukos, a maior petrolífera russa, o crude valorizou nos mercados. Os combates entre os Estados Unidos e os militares xiitas intensificaram-se perto da mesquita Imã Ali, baixando as expectativas de restaurar as exportações de petróleo na sua capacidade máxima.
Na Rússia, a subsidiária da Yukos, a Yuganskneftegaz, pode enfrentar o pagamento de três mil milhões de dólares (2,45 mil milhões de euros) referentes a impostos cobrados pelo governo russo, noticiou o «Financial Times», citando fontes governamentais não identificadas. O crude [cl1], negociado em Nova Iorque, valorizava 0,90% para 47,14 dólares, enquanto o «brent» [co1], transaccionado em Londres, cotava nos 43,87 dólares, avançando 0,76%.
A bolsa nacional era impulsionada pela Portugal Telecom (PT) [ptc] e o Banco BPI [bpinn]. A PT cotava nos 8,20 euros, com uma subida de 0,37%, enquanto a sua unidade que controla a TV Cabo, a PT Multimédia, avançava 1,71% para os 17,20 euros.
O Deutsche Bank aumentou o preço-alvo e a recomendação para a PT, prevendo lucros de 299 milhões de euros no semestre. O banco alemão prevê que a PT distribua dividendos de 0,35 euros por acção, calculando que a operadora tem capacidade para um novo programa de recompra de acções no valor de 507 milhões.
O Jornal de Negócios avançou hoje que os operadores móveis tiveram nova descida nas taxas que pagam à Anacom – Autoridade Nacional das Comunicações pela utilização do espectro radioeléctrico.
A portaria, publicada no passado dia 16 de Agosto, dá conta de uma nova descida de 7,5% para as operadoras móveis, redução explicada pela necessidade de «dar continuidade ao ajustamento gradual e progressivo das taxas à efectiva utilização do espectro radioeléctrico», explica a Anacom.
Durante o fim-de-semana, o presidente da Anacom, Álvaro Dâmaso, manifestou ao ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações a vontade de abandonar as suas funções, pedido que ainda terá que ser formalizado para que a demissão seja aceite.
A Sonae.com [snc], que controla a Optimus, caía 0,32%, para 3,14 euros.
O BPI [bpin] ganhava 1,41% para os 2,87 euros, enquanto a restante banca contrariava a tendência de subida. O Banco Comercial Português (BCP) caía 0,58% para os 1,71 euros e o Banco Espírito Santo (BES) perdia 0,3% para 13,31 euros.
A Brisa [brisa] seguia a cair 0,66% para os 6,05 euros, tendo hoje atingido o valor mais elevado dos últimos dois anos. O operador Filipe Oliveira destacou os resultados que serão apresentados na próxima quarta-feira, mas essencialmente o facto de ser uma acção recorrente aquando de conjunturas económicas negativas para justificar a evolução do título da concessionária. «A Brisa tem um negócio pouco diversificado e já há quatro ou cinco anos que tem demonstrado estas evoluções quando a tendência do mercado é ‘bearish’», tal como no mês de Agosto.
A Media Capital [mcp] mantinha-se inalterada 4,07 euros. Depois do «Diário Económico» ter confirmado que o canal de televisão do grupo, a TVI, pagou por 66 jogos da Superliga a quantia de oito milhões de euros. A televisão de Pais do Amaral vai pagar, em média, cerca de 121 mil euros por cada encontro da Superliga durante os dois anos de contrato com a Sport TV.
A Impresa, que tinha igualmente sido consultada pela Sport TV para a adjudicação do mesmo pacote de jogos, caía 0,77% para 3,88 euros.
A Electricidade de Portugal (EDP) seguia inalterada nos 2,30 euros. O jornal espanhol «El País» noticiou hoje que o ministro da economia de Portugal e do da Indústria de Espanha irão reunir-se na segunda semana de Setembro a fim de discutir um «calendário realista» para a operacionalidade do mercado ibérico de electricidade (mibel).
A Pararede [para] seguia a ganhar 9,68%, para 0,34%.