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BESI participa no financiamento da auto-estrada húngara M5

O BESI – Banco Espírito Santo de Investimento garantiu a participação no financiamento à terceira e última fase da auto-estrada M5, na Hungria, um empreendimento que envolve o maior financiamento a projectos de infra-estruturas em curso na Europa Central.

01 de Abril de 2005 às 16:50
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O BESI – Banco Espírito Santo de Investimento garantiu a participação no financiamento à terceira e última fase da auto-estrada M5, na Hungria, um empreendimento que envolve o maior financiamento a projectos de infra-estruturas em curso na Europa Central.

O financiamento desta tranche do projecto foi concluído a 30 de Março e respeita à construção dos 15 quilómetros finais da auto-estrada, os quais ligarão a cidade de Szeged à fronteira com a Sérvia.

Este troço será financiado com 150 milhões de euros de dívida sénior, o que representa uma extensão à facilidade de 750 milhões de euros já existente, a qual foi concluída em Setembro de 2004 e sindicada com sucesso em Dezembro do mesmo ano.

Este financiamento adicional foi estruturado pelo Espírito Santo Investment, representação do BESI em Londres, acompanhado pela Banca Intesa/CIB e pelo WetLB.

Este é o terceiro financiamento da M5 nos últimos três anos. Um refinanciamento de 205 milhões de euros da dívida inicial do projecto foi concluído em 2003, com um refinanciamento e incremento da dívida para 750 milhões de euros, que se concluiu em 2004, para possibilitar a construção da fase 2 do projecto.

Com este novo financiamento, o financiamento global da M5 ascende a 900 milhões de euros.

Esta auto-estrada irá ligar Budapeste, capital húngara, à fronteira com a Sérvia quando a fase 2 (actualmente em construção) e 3 estiverem finalizadas. O projecto avançou no âmbito de uma Parceria-PúblicoPrivada desde a sua génese.

A concessionária da M5 é a AKA, maioritariamente detida pela AAK, a operadora de auto-estradas estatal da Hungria, assim como pela Bouygues (francesa) e pela Strabag (austríaca).

Recentemente, o Banco Espírito Santo garantiu a posição de "adviser" financeiro da construção e concessão da auto-estrada Trakya Motorway, na Bulgária, numa extensão de 455 quilómetros e com um investimento previsto de 750 milhões de euros.

O consórcio da Trakia Motorway é liderado pela MSG (22%), associado à Construtora do Lena (15%), Somague Sacyr (15%), assim como a mais duas empresas estatais búlgaras, a Automagistralya (25%) e a Technoexportstroy (24%).

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