Notícia
Banco da China injectou vários milhares de milhões no sistema financeiro
O banco central chinês injectou várias centenas de milhares de milhões de yuans no sistema financeiro depois de alguns bancos pequenos não terem reembolsado empréstimos que tinham sido realizados no mercado interbancário.
O banco central da China injectou centenas de milhares de milhões de yuans no sistema financeiro depois de vários bancos pequenos não terem reembolsado os empréstimos realizados no mercado interbancário, escreve a Bloomberg, que cita fontes familiarizadas com o processo.
Esta injecção de capital decorreu esta terça-feira, 21 de Março, depois de os bancos não terem cumprido com os pagamentos que estavam agendados para ontem. Segundo fontes, as instituições que falharam os pagamentos incluem bancos comerciais rurais.
De acordo com a Bloomberg, os pequenos bancos na China têm estado sob alguma pressão dada a subida das taxas de mercado monetário esta semana, com a taxa de referência a sete dias a subir, esta terça-feira, para o valor mais elevado desde Abril de 2015.
Para o economista chefe do BBVA em Hong Kong, Xia Le, o Banco da China está "a alertar os pequenos bancos para não jogarem excessivamente o jogo da alavancagem". "É um braço-de-ferro entre o banco central e as instituições financeiras".