Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Associações financeiras dão "ok" à União dos Mercados de Capitais

As associações portuguesas do sector financeiro afirmam que o desenvolvimento do mercado único de capitais é vital para a estabilidade do sistema, mas também para o desenvolvimento da economia.

Negócios 21 de Maio de 2015 às 18:53
  • ...

A União dos Mercados de Capitais, projecto anunciado em Fevereiro pela Comissão Europeia com o objectivo de tornar mais fácil às empresas a obtenção de financiamento nos mercados, mereceu o apoio das associações portuguesas do sector financeiro. Defendem que será vital para o desenvolvimento da economia.

 

A Associação Portuguesa de Bancos (APB), a Associação Portuguesa de Seguradores (APS), a Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP), a Associação de Emitentes de Mercado (AEM), a Associação Portuguesa de Analistas Financeiros (APAF) e a Associação Portuguesa de Empresas de Investimento (APC) portuguesas "congratulam-se com a iniciativa para a criação de uma União dos Mercados de Capitais para os 28 Estados-Membros".

 

Dizem, em comunicado enviado esta quinta-feira, 21 de Maio, que esta iniciativa da Comissão Europeia é de extrema relevância pelo "papel determinante que a mesma pode vir a assumir no crescimento económico e na criação de emprego na União Europeia".

 

"Reconhecendo que a Europa necessita tanto de um sector bancário forte e estável como de mercados de capitais eficientes e dinâmicos, as seis associações entendem que políticas bem concebidas que fomentem o reforço da articulação entre os bancos e o mercado de capitais são vitais, tanto para a estabilidade do sistema financeiro como para o desenvolvimento da economia", notam.

 

As associações defendem ser fundamental "que, a prazo, se possa avançar para uma União de Mercados Financeiros que, tendo por pilares a União Bancária e a União dos Mercados de Capitais, fortaleça o financiamento global na União Europeia, permitindo uma saudável complementaridade e competição entre diferentes mercados, para que os investidores e as empresas disponham de um vasto leque de opções adequadas às suas necessidades", concluem.

Ver comentários
Saber mais União dos Mercados de Capitais Comissão Europeia Associação Portuguesa de Bancos Associação de Emitentes de Mercado União Bancária mercado financeiro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio