Notícia
Acções da Orey Antunes valorizam 6,67% com duplicação de lucros
As acções da Orey Antunes atingiram uma valorização de 6,67% na sessão de hoje – igualando o máximo histórico atingido a 1 de Junho nos 3,20 euros - depois da empresa ter ontem anunciado que os lucros duplicaram e que tenciona aumentar o «free float».
As acções da Orey Antunes atingiram uma valorização de 6,67% na sessão de hoje – igualando o máximo histórico atingido a 1 de Junho nos 3,20 euros - depois da empresa ter ontem anunciado que os lucros duplicaram e que tenciona aumentar o «free float».
Os títulos da empresa que intervém em diversas áreas de negócio caracterizam-se pela liquidez reduzida com uma média diária, nos últimos seis meses, de 1.900 acções negociadas, tendo hoje transaccionado já 6.560 papéis.
A Orey Antunes [orey] anunciou ontem que os seus lucros mais do duplicaram nos primeiros nove meses deste ano, com o «contributo líquido positivo» das aquisições de empresas que o grupo tem vindo a fazer desde 2003 nas diversas áreas em que intervém. O grupo aproveitou os resultados para apresentar o novo logótipo que segundo o seu presidente, Duarte d’Orey, representa a reestruturação que o grupo tem vindo a fazer.
Duarte d’Orey afirmou que o novo logótipo «é mais um passo para a reestruturação que o grupo tem estado a efectuar para atingir o objectivo de virar a empresa para o mercado», salientando que a mudança contemplou a aquisição várias sociedades, nomeadamente a Sadomarítima – Agência de Navegação e Trânsitos, a Azimute – Aprestos Marítimos e a First Portuguese.
A nível dos principais indicadores o administrador financeiro, Francisco Bessa, revelou que se registaram «variações positivas em todos», com os resultados líquidos a mais que duplicarem nos primeiros nove meses do ano para os 756,2 mil euros contra 321,3 mil euros no mesmo período de 2003. As receitas consolidadas aumentaram 27,2% para os 38,6 milhões de euros, de 30,3 milhões de euros.
A empresa salientou que «apesar do crescimento dos encargos financeiros, o efeito conjunto da redução das dotações para amortizações e provisões e do acréscimo dos resultados extraordinários, permitiu o crescimento do EBIT em 96,6%» e as aquisições entretanto realizadas «tiveram um impacto muito positivo na margem bruta, resultando numa forte subida do EBITDA».
O presidente do grupo revelou que pretendem «aumentar o ‘free float’» da empresa, mas que primeiro «temos que quantificar e só depois é que decidimos, provavelmente no primeiro semestre do próximo ano». A empresa é controlada em cerca de 60% pela «holding» familiar Triangulo Mor, estando 30% do capital disperso e a empresa tem 10% em acções próprias.
As acções da Orey Antunes seguiam a subir 6,67% para os 3,20 euros.