Notícia
A semana em oito gráficos: mercados condicionados por bancos centrais
Suíça, Noruega e Inglaterra subiram juros, enquanto a Fed sinalizou que os EUA vão voltar a essa estratégia em breve. As bolsas e o petróleo saíram castigados, enquanto os investidores procuraram refúgio nas obrigações soberanas e no dólar norte-americano.
Bolsas globais em queda livre
A semana foi de pessimismo para as bolsas globais. A pesar estiveram os comentários do presidente da Reserva Federal Jerome Powell, que deu a entender que as subidas de juros não ficam por aqui. Além disso, o Banco de Inglaterra subiu as suas taxas em 50 pontos base.
PSI com mais longa série de quedas
O PSI terminou a semana com um saldo negativo, o que não acontecia há um mês. A sessão de sexta-feira marcou o quinto dia consecutivo de quedas e a mais longa série de descidas desde 19 de janeiro, numa semana em que os investidores mostraram aversão ao risco.
BCP pressiona. Greenvolt tomba
O único banco do índice, o BCP, foi a cotada que mais pesou no PSI, ao recuar 5,26%. A maior queda aconteceu na sexta-feira, num dia em que o setor da banca foi um dos mais castigados na Europa. A Greenvolt – cujos lucros tombaram 74% - desvalorizou 8,37%.
Siemens Energy recua mais de 36%
A Siemens Energy foi a cotada do índice de referência europeu que mais caiu esta semana: 36,33%. A empresa baixou as perspetivas de lucro para 2023, após alertar que está a ter problemas no negócio das turbinas eólicas que poderão custar mais de mil milhões de euros.
Queda no setor penaliza AMD
Numa semana negativa para os índices nova iorquinos, a AMD foi penalizada pela queda das tecnológicas. Os investidores também não terão visto com bons olhos um investimento de 135 milhões de dólares, a ser realizado nos próximos quatro anos, na operação da empresa na Irlanda.
Powell leva euro a queda face ao dólar
O euro terminou a semana a desvalorizar face ao dólar, depois de o presidente da Fed ter reiterado que o caminho da política monetária norte-americana é longo e que vêm aí mais subidas dos juros diretores. Jerome Powell foi ouvido no Senado e na Câmara dos Representantes.
Bancos centrais derrubam petróleo
O petróleo foi fortemente penalizado numa semana marcada por várias decisões de política monetária de bancos centrais por todo o mundo, que renovaram preocupações quanto ao crescimento da economia e, paralelamente, ao consumo da matéria-prima. O Brent perdeu 4%.
“Bunds” alemãs lideram alívio nas dívidas
Os juros das dívidas soberanas aliviaram, o que poderá significar maior procura dos investidores por obrigações, numa semana em que as bolsas negociaram maioritariamente no vermelho. A “yield” da dívida alemã foi a que mais aliviou após dados económicos inesperados no país.
24 de Junho de 2023 às 09:30