Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

A semana em oito gráficos: mercados condicionados por bancos centrais

Suíça, Noruega e Inglaterra subiram juros, enquanto a Fed sinalizou que os EUA vão voltar a essa estratégia em breve. As bolsas e o petróleo saíram castigados, enquanto os investidores procuraram refúgio nas obrigações soberanas e no dólar norte-americano.

Bolsas globais em queda livre

Bolsas globais em queda livre
A semana foi de pessimismo para as bolsas globais. A pesar estiveram os comentários do presidente da Reserva Federal Jerome Powell, que deu a entender que as subidas de juros não ficam por aqui. Além disso, o Banco de Inglaterra subiu as suas taxas em 50 pontos base.

PSI com mais longa série de quedas

PSI com mais longa série de quedas
O PSI terminou a semana com um saldo negativo, o que não acontecia há um mês. A sessão de sexta-feira marcou o quinto dia consecutivo de quedas e a mais longa série de descidas desde 19 de janeiro, numa semana em que os investidores mostraram aversão ao risco.

BCP pressiona. Greenvolt tomba

BCP pressiona. Greenvolt tomba
O único banco do índice, o BCP, foi a cotada que mais pesou no PSI, ao recuar 5,26%. A maior queda aconteceu na sexta-feira, num dia em que o setor da banca foi um dos mais castigados na Europa. A Greenvolt – cujos lucros tombaram 74% - desvalorizou 8,37%.

Siemens Energy recua mais de 36%

Siemens Energy recua mais de 36%
A Siemens Energy foi a cotada do índice de referência europeu que mais caiu esta semana: 36,33%. A empresa baixou as perspetivas de lucro para 2023, após alertar que está a ter problemas no negócio das turbinas eólicas que poderão custar mais de mil milhões de euros.

Queda no setor penaliza AMD

Queda no setor penaliza AMD
Numa semana negativa para os índices nova iorquinos, a AMD foi penalizada pela queda das tecnológicas. Os investidores também não terão visto com bons olhos um investimento de 135 milhões de dólares, a ser realizado nos próximos quatro anos, na operação da empresa na Irlanda.

Powell leva euro a queda face ao dólar

Powell leva euro a queda face ao dólar
O euro terminou a semana a desvalorizar face ao dólar, depois de o presidente da Fed ter reiterado que o caminho da política monetária norte-americana é longo e que vêm aí mais subidas dos juros diretores. Jerome Powell foi ouvido no Senado e na Câmara dos Representantes.

Bancos centrais derrubam petróleo

Bancos centrais derrubam petróleo
O petróleo foi fortemente penalizado numa semana marcada por várias decisões de política monetária de bancos centrais por todo o mundo, que renovaram preocupações quanto ao crescimento da economia e, paralelamente, ao consumo da matéria-prima. O Brent perdeu 4%.

“Bunds” alemãs lideram alívio nas dívidas

“Bunds” alemãs lideram alívio nas dívidas
Os juros das dívidas soberanas aliviaram, o que poderá significar maior procura dos investidores por obrigações, numa semana em que as bolsas negociaram maioritariamente no vermelho. A “yield” da dívida alemã foi a que mais aliviou após dados económicos inesperados no país.
  • 3
  • ...
Ver comentários
Saber mais Mercados bolsas empresas Stoxx 600 S&P500 câmbio petróleo matérias-primas ouro dívida juros PSI
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio