Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

A semana em oito gráficos: Bolsas sofrem pior semana em três meses assustadas com investidores amadores

O ataque dos investidores amadores aos hedge funds induziu um forte aumento de volatilidade nos mercados financeiros, o que aliado ao agravamento das restrições devido à pandemia atirou os os principais índices para o vermelho. O efeito Reddit também chegou à prata e a crise política em Itália não penalizou os juros da dívida.

Pior semana desde outubro

Pior semana desde outubro
As bolsas norte-americanas e europeias sofreram a maior queda semanal desde finais de outubro. A surpreendente ofensiva coordenada através da rede social Reddit por parte de um conjunto de investidores amadores, contra os hedge funds, veio baralhar o equilíbrio de forças no mercado. Induziu um forte aumento da volatilidade, o que em conjunto com o agravamento da pandemia, atirou os principais índices mundiais para um saldo mensal negativo. O otimismo com uma rápida recuperação económica devido às vacinas, que ditou máximos históricos em meados de janeiro, está a perder cada vez mais força.

PSI-20 lidera perdas na Europa

PSI-20 lidera perdas na Europa
O índice português foi dos mais penalizados na semana, o que pode também estar relacionado com o facto de Portugal apresentar nesta altura os piores números da covid-19 em todo o mundo. A queda de quase 5% foi a mais forte desde setembro e no acumulado de 2021 o PSI-20 já cai mais de 2%, anulando assim um arranque de ano fulgurante.

EDPR e retalho pressionam

EDPR e retalho pressionam
O auto confinamento de Portugal vai ter um forte impacto na economia, pelo que foram duas cotadas do setor do retalho que marcaram das perdas mais fortes. A Sonae e a Jerónimo Martins cederam mais de 6% numa semana em que foi a EDP Renováveis a que sofreu a descida mais acentuada do PSI-20, corrigindo dos máximos históricos recentes.

Empresas "shortadas" disparam

Empresas 'shortadas' disparam

As cotadas que têm uma elevada fatia do capital alvo de posições curtas foram as vencedoras da semana, já que foi através da compra de ações destas empresas que os investidores amadores conseguiram infligir fortes perdas aos hedge funds que estavam a apostar na sua queda. Até a Nokia beneficiou com esta tendência, que demorou pouco tempo a chegar à Europa.

Resultados também pressionam Wall Street

Resultados também pressionam Wall Street

A luta entre David e Golias em Wall Street ofuscou a época de resultados, mas também aqui as noticias têm sido mais negativas do que positivas. As cinco cotadas do S&P500 que mais desceram esta semana apresentaram resultados nos últimos dias.

Turbulência beneficia dólar

Turbulência beneficia dólar
A semana de quedas acentuadas nos mercados acionistas levou o dólar a apurar um saldo positivo face ao euro nesta semana que foi marcada pela primeira reunião da Fed com Joe Biden na Casa Branca. Na frente da política monetária, Jay Powell manteve tudo na mesma e alertou que a economia continua fraca.

Efeito Reddit chega à prata

Efeito Reddit chega à prata
Os investidores amadores não atacaram apenas ações de empresas de baixa capitalização, como a GameStop e AMC. Uma das apostas forte desta semana foi na prata, um ativo onde os grandes fundos estavam com muitas posições curtas. A matéria-prima tirou partido da "luta" e subiu mais de 6% na semana.

Juros de Itália caem mais

Juros de Itália caem mais
Olhando para a evolução das taxas de juro da dívida italiana ninguém diria que a terceira maior economia da Zona Euro está a atravessar mais uma crise política. Os juros caíram mais de 10 pontos base, sendo que a tendência foi de alívio na generalidade dos países do euro, numa altura em que o BCE está a acenar com mais estímulos para contrariar os efeitos da terceira vaga da pandemia.
30 de Janeiro de 2021 às 09:30
  • ...
Ver comentários
Saber mais A semana em oito gráficos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio