Notícia
A semana em oito gráficos: Bolsas europeias, juros e petróleo em alta. Euro cai há cinco semanas
A generalidade das bolsas europeias registou um saldo positivo no acumulado desta semana, o mesmo acontecendo com o petróleo. Os juros da dívida subiram dos dois lados do Atlântico, ao passo que o euro continuou a perder terreno face ao dólar.
Índice madrileno em contraciclo na Europa
PSI-20 valoriza perto de 2% na semana
Altri dispara mais de 24%
Ocado dá ímpeto aos ganhos do Stoxx600
Chesapeake anima S&P 500 e Campbell pressiona
Euro com maior ciclo de perdas em três anos
Petróleo avança com novos impulsos
Juros das obrigações nos EUA e Itália disparam na semana
A bolsa nacional valorizou perto de 2% esta semana, elevando para 6,07% o ganho desde o início do ano – isto depois de ter sido a única praça da Europa Ocidental a fechar o primeiro trimestre no verde.
A cotada com melhor performance do PSI-20 foi a Altri, a disparar 24,10% no conjunto dos cinco dias, ao passo que o BCP travou os ganhos do índice de referência nacional, a perder 8,24% entre segunda e sexta-feira.
As restantes bolsas europeias negociaram também, generalizadamente, em alta, numa altura em que os investidores estão atentos à época de apresentação dos resultados trimestrais. A excepção foi o índice madrileno, que recuou 1,53%.
Entre as cotadas europeias que mais se destacaram pelo lado positivo esteve a britânica Ocado, que avançou 43%.
Nos EUA, os principais índices tiveram uma performance ligeiramente negativa no acumulado da semana.
Já no mercado cambial, o euro cedeu face ao dólar pela quinta semana consecutiva, naquele que é o maior ciclo de quedas desde Janeiro de 2015.
Nas matérias-primas, o petróleo ganhou terreno com a queda das reservas nos EUA e os receios de perturbação da oferta no Médio Oriente e na Venezuela.