Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Por cá, é conhecida a reação dos investidores em bolsa relativamente à desistência da Galp do projeto de lítio, em Setúbal. Lá fora, os mercados reagem ao acordo de cessar-fogo no Líbano e estarão de olho nos dados económicos dos EUA.

27 de Novembro de 2024 às 07:30
  • ...
Reação à saída da Galp do projeto de lítio em Setúbal

A Galp decidiu não avançar com construção da refinaria de lítio em Setúbal, que tinha em parceria com a Northvolt. A empresa sueca decidiu travar o investimento no projeto, deixando a Galp sem parceiro e sem capacidade para o continuar. Esta quarta-feira, é dia de o mercado reagir ao anúncio feito após o fecho da bolsa de Lisboa. 

FC Porto pode aumentar oferta de dívida

A SAD do FC Porto tem em curso um empréstimo obrigacionista para investidores do retalho, no qual espera captar 30 milhões de euros em dívida a três anos. Oferece em troca uma taxa de juro fixa de 5,25% ao ano. O clube pode rever o montante em alta até esta quarta-feira, sendo que a oferta termina na sexta-feira.

PIB dos EUA e indicador favorito da Fed em foco

É divulgada uma segunda leitura da estimativa do PIB dos EUA do terceiro trimestre, que aponta para que o crescimento económico se tenha fixado em 2,8%, em linha com o registado nos três meses anteriores. Além disso, o índice de preços das despesas de consumo das famílias (PCE, na sigla em inglês) abrandou em setembro em termos homólogos. Aquele que é visto como o indicador preferido da Fed para avaliar a evolução dos preços – que se situou-se em 2,1% em setembro, menos 0,2 pontos percentuais do que em agosto – vai ser atualizado esta quarta-feira. 

Mercado digere cessar-fogo no Líbano

O primeiro-ministro de Israel confirmou um acordo de cessar-fogo no Líbano, com início já hoje e que vai perdurar por 60 dias. O mercado estará a reagir ao anúncio feito esta terça-feira, com foco nas cotações de crude. Momentos antes de Benjamin Netanyahu discursar, o petróleo estava já a recuar e a prolongar as perdas de 3% registadas na sessão anterior, quando os investidores pesavam o possível acordo, depois confirmado. 

Confiança do consumidor da Alemanha em dezembro

O indicador de confiança do consumidor alemão subiu em novembro, acima das expetativas do mercado, mas ainda está em valores negativos (-18,3). Mesmo assim, foi a leitura mais alta de dois anos e meio (abril de 2022). Para dezembro, prevê-se que este valor torne a baixar para os -18,6, já que o consumo na maior economia do bloco europeu continua contido pelas incertezas geradas pelas crises económicas - sobretudo desde a reeleição de Donald Trump para liderar a Casa Branca, a subida de preços e os conflitos geopolíticos. 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio