Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

É dia de conhecer os dados oficiais do emprego nos Estados Unidos referentes a março e o volume de vendas no comércio a retalho na Zona Euro de fevereiro. Por cá, o Banco de Portugal divulga a evolução dos juros dos depósitos.

Bárbara Cardoso barbaracardoso@negocios.pt 05 de Abril de 2024 às 07:30
Juros dos depósitos em foco por cá

O Banco de Portugal dá a conhecer a evolução da taxa de juro média dos novos depósitos a prazo das famílias relativamente a fevereiro, depois de no primeiro mês do ano ter sido registada uma queda para os 2,9%, a primeira desde setembro de 2022 - face aos 3,08% de dezembro de 2023.

PMI na construção: como foi na Zona Euro e Reino Unido?

São divulgados os números de março dos índices de gestores de compras (PMI, na sigla inglesa) no setor da construção na Zona Euro. O índice terá subido dos 41,3 registados em janeiro para 42,9 em fevereiro, de acordo com a estimativa da HCOB. O setor da habitação continuou a ser um ponto particularmente fraco da economia europeia, seguindo a tendência observada desde setembro de 2022, segundo a S&P Global. No Reino Unido, o PMI na construção fixou-se em 49,7 em fevereiro, acima dos 48,8 do mês anterior.

Comércio a retalho centra atenções na Europa

O Eurostat publica os números do comércio a retalho na Zona Euro referentes a fevereiro. No primeiro mês do ano, o volume de vendas subiu 0,1% em relação a dezembro passado. Em termos homólogos, as vendas caíram 1% em janeiro de 2024, marcando o 16º mês consecutivo de contração.

Dados do emprego nos EUA também estão no radar

Do outro lado do Atlântico, é dia de o Departamento de Trabalho dar conta de novos dados relativos à criação de emprego e taxa de desemprego de março nos EUA. Os analistas consultados pela Bloomberg prevêem a criação de 184 mil novos postos de trabalho, a par das estatísticas da Trading Economics, que admitem uma queda ligeira na taxa de desemprego, dos 3,9% registados em fevereiro para os 3,8%. Neste momento, o total de desempregados na maior economia do mundo situa-se nos 6,5 milhões. Serão também divulgadas a taxa de participação laboral, média de horas semanais e dados do setor privado.

Enchente de discursos de membros da Reserva Federal 

Esta sexta-feira são esperadas declarações por parte de dois membros do conselho de governadores do banco central norte-americano, assim como dos presidentes da Reserva Federal de St. Louis, Boston e Richmond. De olhos postos estarão os investidores, numa altura em que tentam antecipar o momento e a dimensão dos cortes nas taxas de juro em 2024. A expectativa é que a primeira descida ocorra em junho, em linha com o BCE.

Ver comentários
Saber mais 5 coisas negócios mercados emprego EUA zona euro comércio juros
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio