Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quinta-feira é tempo de conhecer as contas de quatro das 16 cotadas do PSI - EDP, Nos, CTT e Corticeira Amorim -, bem como do Novo Banco. Lá fora, um dia depois da Fed, é a vez do Banco de Inglaterra se pronunciar sobre o futuro da sua política monetária.

Chuva de contas em Lisboa

O dia mais forte da semana no que diz respeito à época de resultados no índice PSI será esta quinta-feira. Há contas de quatro das 16 cotadas - EDP, Nos, CTT e Corticeira Amorim -, bem como do Novo Banco.

Dívida pública volta a recuar?

A dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, recuou 500 milhões de euros em agosto face a julho, para 280.500 milhões de euros. Segundo o Banco de Portugal - que publica esta quinta-feira dados relativos a setembro -, esta evolução refletiu o decréscimo dos títulos de dívida (menos 600 milhões de euros), sobretudo de longo prazo. Em termos homólogos, face a agosto de 2022, a dívida pública aumentou 2.415 milhões de euros.

Bolsas reagem à decisão da Fed

Em linha com o esperado pelo mercado, a Reserva Federal (Fed) norte-americana manteve a taxa dos fundos federais inalterada pela segunda vez, desde o arranque do ciclo de aperto monetário o ano passado, num intervalo entre 5,25% e 5,5%. Em setembro, a inflação nos EUA fixou-se em 3,7%.

Banco de Inglaterra em pausa

Depois da Fed, também o Banco de Inglaterra vai reunir-se para decidir a política monetária britânica. A evolução pouco robusta da economia do Reino Unido leva os analistas a esperarem que a taxa de juro de referência se mantenha inalterada em 5,25%.

Resultados da Apple

Lá fora, os investidores estarão atentos ao relatório trimestral apresentado pela Apple após o fecho dos mercados norte-americanos. O consenso dos analistas aponta para uma subida de 5,21% dos lucros, em termos homólogos, para 21,78 mil milhões de dólares.

Ver comentários
Saber mais Juros Juros Inflação Crédito e dívida Banco da Inglaterra Banco da Inglaterra CTT Correios de Portugal Energias de Portugal novobanco Banco de Portugal Corticeira Amorim Maastricht Banco de Portugal Lisboa Bruxelas Europa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio