Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta segunda-feira, por cá, chegam os novos certificados de aforro e vamos saber como estão os juros dos depósitos a prazo dos particulares. Temos também os resultados da oferta obrigacionista do FCP. Lá fora, o radar vai estar também no petróleo e na Apple, bem como no discurso de Lagarde.

  • ...
Os juros dos depósitos e os novos certificados de aforro

Em março, a taxa de juro média dos novos depósitos a prazo de particulares em Portugal aumentou de 0,65% para 0,9%, o que representa uma subida de 0,25 pontos percentuais em relação a fevereiro. Esta foi a maior subida desde outubro de 2011, embora Portugal mantenha o segundo valor mais baixo entre os países da Zona Euro. Os novos dados do Banco de Portugal vão mostrar se a resposta dos bancos à fuga dos depósitos se mantém. Isto no mesmo dia em que começam a ser comercializados os novos certificados de aforro, agora da série F, com um juro mais baixo do que os da série E (cuja comercialização foi suspensa na passada sexta-feira).

Lagarde discursa no Parlamento Europeu

Uma semana antes da próxima reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde vai discursar ao Parlamento Europeu. O tema central deverá ser o ciclo de subida das taxas de juro numa altura em que a taxa de inflação na Zona Euro já começa a desacelerar.

Resultados da oferta obrigacionista do FCP em foco

A sociedade anónima desportiva (SAD) do FC Porto vai apresentar esta segunda-feira os resultados do empréstimo obrigacionista que decorreu até à sexta-feira passada. O objetivo era captar 55 milhões de euros junto de investidores de retalho, sendo que os "dragões" ofereceram uma taxa de juro fixa bruta ao ano de 6,25%, o valor mais elevado para uma emissão da SAD portista desde 2014.

OPEP+ mantém produção. Riade tira mais 1 milhão de barris/dia à oferta

O corte adicional da Arábia Saudita vai ser aplicado em julho, mas poderá estender-se por mais tempo se isso se revelar necessário. Ou seja, se os preços do petróleo continuarem pouco sustentados. Os restantes membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (OPEP+) mantêm as suas quotas de produção em 2023 e acordaram uma redução para 2024.

Apple apresenta novidades

A 34ª conferência anual de programadores da Apple vai decorrer esta semana, com o momento dos grandes anúncios marcado para esta segunda-feira. A expectativa é a de que a Worldwide Developers Conference traga novidades sobre inteligência artificial e realidade aumentada, bem como o iOS 17.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio