Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quarta-feira a Jerónimo Martins, a EDP Renováveis e a Media Capital e Cofina estarão mais visivelmente no radar dos investidores, a primeira pela divulgação das contas de 2020 e a segunda pelo aumento de capital só para investidores institucionais que arrancou já ontem. Já os dois grupos de media estarão em foco devido à fixação de contrapartida mínima nas OPA.

03 de Março de 2021 às 07:30
  • ...
EDPR avança com aumento de capital só para investidores institucionais

A EDP Renováveis anunciou ontem, após o fecho da sessão, que iria avançar de imediato com o aumento de capital de 1,5 mil milhões de euros (para financiar o investimento de 19 mil milhões de euros em quatro anos), através de um processo conhecido por accelerated bookbuilding (ABB), em que os bancos colocam as ações junto de investidores institucionais. Como as ações do aumento de capital ainda não foram emitidas, a EDP emprestou ações aos bancos para estes colocarem no mercado junto de apenas investidores profissionais, numa operação em que os pequenos investidores não podem participar, mesmo que sejam acionistas. A empresa liderada por Miguel Stilwell Andrade deverá colocar as suas ações a um preço unitário de 17 euros, pelo que os referidos investidores podem comprar ações da empresa de energias verdes com desconto superior a 9% face à cotação de fecho de terça-feira (18,74 euros).

OPA da Cofina sobre MC nos 72,5 cêntimos/ação. Mário Ferreira tem de pagar mais

A oferta pública de aquisição (OPA) da Cofina sobre a Media Capital, lançada em setembro de 2019 e cuja última modificação propunha uma contrapartida de 0,415 euros por ação, terá, afinal, um preço mínimo fixado em 0,725 euros, de acordo com a decisão do auditor independente, comunicada na terça-feira pela CMVM. Assim, com este valor, a OPA concorrente lançada pela Pluris, de Mário Ferreira, terá sempre de ser superior em 2% à contrapartida oferecida pela Cofina, pelo que a contrapartida é fixada em 0,7395 euros por ação.

Jerónimo Martins revela contas de 2020

A retalhista Jerónimo Martins, dona do Pingo Doce, vai divulgar após o fecho da bolsa nacional os resultados referentes a 2020, abrindo o véu sobre as perspetivas de 2021. A leitura da pandemia poderá indicar a proposta para a remuneração acionista.

Emprego em Portugal e PMI dos serviços na Zona Euro em foco

Os dados do emprego em Portugal de janeiro são divulgados pelo INE esta quarta-feira, um dia antes de o Eurostat juntar os dados referentes aos países europeus, divulgando o emprego e desemprego da Zona Euro e União Europeia. Destaque também hoje para a publicação dos índices dos gestores de compras (PMI) da IHS Markit, relativos a fevereiro. Serão divulgados os PMI compósitos, bem como os dados desagregados os serviços. Serão também veiculados os mesmos indicadores para o Reino Unido, Espanha, Itália, França e Alemanha. Teremos ainda, na Europa, os dados do PIB em Itália no quarto trimestre. Dos EUA virá o Livro Beige, bem como os níveis dos stocks de crude na semana pasada.

Vários eventos em destaque no Reino Unido e Alemanha

Rishi Sunak, ministro britânico das Finanças, apresenta o seu orçamento ao parlamento. Poderá estar incluído um aumento do IRC para ajudar a financiar parte dos massivos gastos acumulados durante a pandemia. Ainda no Reino Unido, Silvana Tenreyro, membro da Comissão de Política Monetária do Banco da Inglaterra, fala num webinar sobre a política de taxas de juro negativas. Já na Alemanha, a chanceler Angela Merkel reúne-se com os líderes estaduais para debater a possibilidade de flexibilizar as restrições pandémicas se as taxas de contágio assim o permitirem.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio