Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta quinta-feira prosseguem as conversações entre o líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, e a primeira-ministra, Theresa May, na tentativa de acabar com o impasse do Brexit.
Prosseguem esta quinta-feira as conversações entre o líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, e a primeira-ministra, Theresa May, sobre o impasse em torno da saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit).
Ontem, logo após uma reunião com May, o líder da oposição declarou ter tido "conversações construtivas" e ambos acordaram um "programa de trabalho" que poderá acabar por resultar num entendimento para um Brexit mais suave – o que animou os mercados. No entanto, já ao início da noite Corbyn adiantou que a primeira-ministra não avançou o suficiente nesta primeira ronda de troca de ideias. "Não houve tantas alterações como eu esperava. O encontro foi útil, mas inconclusivo", disse o líder trabalhista, citado pela Reuters.
Negociações EUA-China e Brexit dão novos ganhos às bolsas mundiais
As bolsas mundiais continuaram ontem a negociar em alta, a marcar a quinta sessão consecutiva de ganhos nos EUA e a quarta seguida na Europa, animadas pelo otimismo em torno das conversações comerciais EUA-China, que ontem foram retomadas, e pela perspetiva de um Brexit mais suave. Também os bons dados da atividade dos serviços na China contribuíram para mais um dia de bons desempenhos nos mercados acionistas.
A disponibilidade demonstrada pela primeira-ministra britânica, Theresa May, para negociar um acordo para o Brexit com os trabalhistas de James Corbyn continuou também a impulsionar a libra, dado que aumenta a expectativa de uma saída ordenada do Reino Unido da União Europeia.
BCE publica relatos da última reunião
A última reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), em março, trouxe alterações relevantes. Relativamente ao rumo das taxas de juro, Mario Draghi garantiu que até ao final do ano não mexe no preço do dinheiro, alterando a postura seguida até então de que os juros ficariam inalterados até ao verão de 2019.
Por outro lado, o presidente do BCE cortou as previsões para a economia da região e anunciou um terceiro programa de financiamento à banca em condições mais favoráveis que as de mercado. São os relatos desta reunião que o banco central publica esta quinta-feira.
Elon Musk ouvido em tribunal por causa de tweets
A Securities and Exchange Commission (SEC), autoridade reguladora do mercado de capitais norte-americano, equivalente à CMVM em Portugal, pediu em finais de fevereiro a um juiz para acusar de desrespeito o presidente executivo da fabricante de veículos elétricos Tesla, Elon Musk, por violação de uma ordem do tribunal. Segundo a SEC, Musk violou o que ficou acordado no ano passado, já que no passado dia 19 de janeiro publicou um tweet "inexato" sobre a produção da Tesla. E o que tinha ficado acordado era que o CEO da Tesla não poderia "tweetar" sem supervisão.
Hoje, em Manhattan, Musk falará perante um tribunal federal, bem como os advogados da SEC, numa audiência para avaliar este caso.
Recorde-se que no ano passado Musk publicou muitos "tweets" que fizeram oscilar o valor das acções. O mais polémico, e o que esteve no centro das atenções – tendo dado origem a um processo do regulador de capitais dos EUA – foi o que apontou para a saída de bolsa da fabricante de automóveis, com o CEO a avançar mesmo com valores. Acontece que nada se concretizou nem havia financiamento garantido para tal operação. A SEC decidiu processar Musk, alegando fraude com acções. E determinou que Musk teria de abandonar o cargo de "chairman" da empresa, mantendo-se como presidente executivo. Além disso, a Tesla e Musk foram condenados ao pagamento de 20 milhões de dólares cada um. A SEC determinou ainda que a Tesla teria de nomear dois novos directores independentes e implementar controlos para monitorizar as comunicações do CEO.
Encomendas à indústria na Alemanha centram atenções
Esta quinta-feira, na Europa, teremos os dados relativos às encomendas à indústria na Alemanha em fevereiro. Ainda na Alemanha teremos os dados de março relativos ao índice de atividade dos gestores de compras (PMI) na construção.
Nos Estados Unidos, destaque para os pedidos de subsídio de desemprego, na semana passada [anterior: 211 mil].