Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta quinta-feira a SAD do Benfica deverá estar a reagir em bolsa às contas anuais, reportadas ontem à noite. Será também dia de novos dados económicos e de mais decisões de política monetária.
A SAD do Benfica anunciou ontem à noite lucros de 20,58 milhões de euros no exercício de 2017/2018, o que corresponde a uma queda de 53,7% face aos 44,53 milhões um ano antes. Apesar desta quebra no resultado líquido dos encarnados, o relatório e contas sublinha que este foi "o quinto exercício consecutivo em que a Benfica SAD apresenta lucro e o seu segundo melhor resultado de sempre".
As acções da SAD do clube encarnado deverão estar hoje a reagir em bolsa aos resultados apresentados.
INE divulga taxas no crédito à habitação
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta quinta-feira as taxas de juro implícitas no crédito à habitação, em Agosto. Ainda na Europa, destaque para os dados relativos à confiança dos consumidores na Zona Euro, em Setembro.
Nos EUA teremos dois dados em destaque. As vendas de casas usadas, em Agosto, deverão ter ascendido a 5,38 milhões, no último mês, o que compara com vendas de 5,34 milhões em Julho, segundo a Bloomberg. Caso o indicador contrarie as estimativas e apresente uma tendência descendente, terá sido o quinto mês consecutivo de descidas, o que seria o maior ciclo de quedas desde 2014. Destaque ainda para os números relativos aos pedidos de subsídio de desemprego na semana passada.
Política monetária em foco
Esta quinta-feira, a política monetária estará em destaque na Suíça e na Noruega. O Banco Nacional Suíço anuncia a sua decisão sobre taxas de juro e, com o franco suíço a valorizar face ao euro, deverá deixar inalterada a sua taxa dos depósitos em -0,75%. Além disso, deverá anuncioar as suas novas estimativas para a inflação e crescimento.
Também o banco nacional norueguês se vai pronunciar sobre a taxa de juro. Em Junho passado, o Norges Bank disse que iria subir os juros em Setembro – se isso acontecer, será o primeiro aumento da taxa directora em sete anos.
Grécia sob análise antes do Eurogrupo
Responsáveis de topo dos ministérios das Finanças da Zona Euro reúnem-se hoje para debaterem questões como a Grécia, a reforma da União Económica e Monetária (UEM) e os orçamentos do Estado, em preparação para o próximo Eurogrupo, dias 1 e 2 de Outubro.
A primeira missão de avaliação pós-programa da troika à Grécia ocorreu no início de Setembro, sendo que o primeiro relatório trimestral será divulgado em Novembro.
Criador da Abenomics mantém rédeas nas reformas
Era esperado que hoje o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, conquistasse um terceiro mandato como líder do Partido Liberal Democrata, resistindo assim ao desafio de Shigeru Ishiba, ex-ministro da Defesa – sendo que esta continuidade deverá mexer positivamente também com as bolsas europeias.
Shinzo Abe arrancou em 2012 com o seu programa de reformas conhecido como "Abenomics" e desde então a economia nipónica recebeu um impulso considerável. As três "flechas" do Abenomics são a flexibilização monetária, expansão orçamental e estratégia de crescimento de longo prazo.