Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta sexta-feira, teremos os dados da produção industrial em Portugal e da construção na Zona Euro. É também dia de fins de prazos por cá e em Espanha.
Por cá, as acções da Sonae Indústria e da Sonae Capital vão estar a reagir aos resultados apresentados ontem após o fecho da praça lisboeta. A Sonae Indústria passou de prejuízos a lucros de 20,9 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano.
Lá fora, o destaque, no radar dos investidores, estará sobretudo no Norges Bank, Tesla e Siemens.
Ontem, o banco central da Noruega, que controla o fundo soberano, anunciou que quer sair do sector do petróleo e gás e as acções do sector responderam em queda, nomeadamente a Galp Energia, onde o Norges Bank detém uma posição. O Norges Bank já fez a proposta ao Governo, que só deverá tomar uma decisão "no Outono de 2018".
Por seu lado, a Tesla apresentou o seu primeiro camião eléctrico às 20:00 na Califórnia (04:00 em Lisboa), pelo que hoje as acções da fabricante norte-americana de veículos eléctricos liderada por Elon Musk estarão a reagir ao novo produto, de nome Semi.
A centrar as atenções estará ainda a alemã Siemens, que ontem fez saber que vai reduzir em quase 7.000 o número de empregos e encerrar pelo menos duas localizações, com a maioria dos cortes de postos de trabalho a acontecer na Alemanha e a decorrer "ao longo de vários anos."
Dia de fim de prazos em Portugal e Espanha
Hoje é dia de fins de prazos, nomeadamente no que diz respeito ao OE2018 de Portugal e às eleições na Catalunha.
Por cá, termina hoje, às 21:00, o prazo para os partidos apresentarem as suas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2018. São vários os dossiês mais sensíveis que estão em cima da mesa nesta fase de discussão do Orçamento na especialidade.
Em Espanha, hoje éo último dia para os partidos políticos catalães apresentarem as listas de candidatos às eleições de 21 de Dezembro na comunidade autónoma da Catalunha, agendadas depois da declaração unilateral de independência por parte daquele governo regional (Generalitat).
Produção industrial em Portugal e construção na Zona Euro em foco
Esta sexta-feira, serão vários os indicadores de relevo que vão ser apresentados. Por cá, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os índices de preços na produção industrial, em Outubro.
Na Zona Euro, destaque para os dados da construção, em Setembro [anterior: -0,2%].
Do outro lado do Atlântico, teremos os dados sobre as licenças de construção, referentes a Outubro [anterior: -4,5%; estimativa: 2,0%], bem como os números relativos à construção de casas, em Outubro [anterior: -4,7%; estimativa: 5,2%].
Moody's avalia "rating" da Arábia Saudita
A semana termina, como habitual, com a possibilidade de as agências de "rating" se manifestarem sobre alguns países. Está prevista a revisão da notação da Arábia Saudita por parte da Moody's.
A Arábia Saudita tem estado em destaque, nas duas últimas semanas, devido à operação anticorrupção que tem estado a decorrer. O comité anticorrupção iniciou uma purga sem precedentes, envolvendo a detenção de príncipes, ministros, antigos responsáveis políticos e empresários.
Matérias-primas em destaque nos EUA
A Baker Hughes, fornecedora norte-americana de serviços a campos petrolíferos, divulga o relatório semanal sobre o número de plataformas de petróleo e gás nos Estados Unidos.
Ainda no que diz respeito às matérias-primas, a Comissão norte-americana de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) reporta as posições semanais nos futuros e opções por parte dos operadores.