Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta segunda-feira a REN entra em ex-dividendo e as bolsas estão encerradas nos Estados Unidos, Reino Unido, China e Taiwan. No Reino Unido, May e Corbyn respondem a perguntas do público numa entrevista televisiva. É dia também de Mario Draghi falar no Parlamento Europeu.
As acções da REN deixam hoje de conferir direito ao dividendo de 0,17 euros por acção, uma vez que a empresa começa a remunerar os seus accionistas a partir de 31 de Maio. O valor a distribuir aos accionistas tinha sido aprovado em assembleia-geral a 11 de Maio. A companhia distribui assim um total de 91,3 milhões de euros aos seus accionistas, correspondente a 91,15% do resultado consolidado da REN em 2016.
Bolsas encerradas nos EUA, Reino Unido, China e Taiwan
Hoje celebra-se o Memorial Day nos Estados Unidos, pelo que os mercados estarão encerrados. Também no Reino Unido as bolsas não irão abrir portas, já que se assinala o Spring Banking Holiday.
Os mercados na China e em Taiwan estarão igualmente fechados, estas segunda e terça-feira, em comemoração dos feriados do Dragon Boat Festival.
Mario Draghi no Parlamento Europeu
O presidente do BCE, Mario Draghi, vai ao Parlamento Europeu para responder a questões dos eurodeputados sobre o rumo da política monetária e a análise ao mercado de obrigações da Zona Euro. Isto antes da reunião da política monetária agendada para 8 de Junho e em que os analistas antecipam uma alteração do discurso do BCE em relação aos estímulos monetários.
Ainda em matéria de política monetária, o presidente da Reserva Federal de São Francisco, John Williams, faz o discurso de abertura num simpósio sobre finanças e banca na Ásia, a decorrer na sede da Autoridade Monetária de Singapura.
Além disso, Ewald Nowotny, membro do conselho de governadores do BCE, é orador, em Viena, na conferência económica promovida pelo banco central da Áustria.
As perguntas a Theresa May e Jeremy Corbyn
Com a data das eleições legislativas a aproximar-se, a 8 de Junho, a primeira-ministra britânica, Theresa May, e o líder dos Trabalhistas, Jeremy Corbyn, participam em simultâneo numa entrevista televisiva em que serão confrontados com questões do público.
As últimas sondagens apontam para uma liderança menos confortável de Theresa May, que tem cinco pontos de vantagem. Chegou a ter 20 pontos de liderança aquando da marcação de eleições antecipadas.
Mais dados económicos e possíveis notícias da Holanda
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga o inquérito à avaliação bancária na habitação, relativo a Abril, bem como os dados das taxas de mortalidade. Ainda na Europa, destaque para as vendas a retalho em Espanha, em Abril.
Por outro lado, a ministra holandesa da Saúde, Edith Schippers, que está a liderar as negociações para se tentar formar um novo governo de coligação, poderá reportar ao parlamento o estado dessas conversações.