Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta quinta-feira, os presidentes dos EUA e da China estarão reunidos, esperando-se que falem sobre comércio internacional e políticas cambiais. Além disso, o BCE divulga os relatos da reunião do Conselho de Governadores no passado dia 9 de Março.
Numa altura em que o mercado tem tentado perceber qual a estratégia de diminuição dos estímulos que o BCE está a preparar, e das mensagens contraditórias que chegam dos responsáveis do banco central, a divulgação dos relatos da reunião do Conselho de Governadores da reunião de 9 de Março deverá receber especial foco para se ter mais detalhes sobre o caminho que o banco central irá adoptar.
Além disso, o BCE acolhe uma conferência em Frankfurt, onde o presidente Mario Draghi fará o discurso de abertura. O presidente da Reserva Federal de São Francisco, John Williams, também estará presente como orador, num painel intitulado "As estruturas de política monetária precisam de ser ajustadas num mundo de taxas de juro reais (potencialmente) baixas?".
Trump e Xi Jinping reúnem-se nos EUA
Donald Trump recebe, num dos seus resorts na Florida, o seu homólogo chinês, Xi Jinping. O presidente dos EUA já referiu que espera que essa reunião seja "muito difícil" e na agenda deverão estar temas como o comércio internacionais e as políticas cambiais.
Na semana passada, Trump deu ordem para se fazer um estudo abrangente com o objectivo de identificar todas as formas de "abuso comercial" que contribuem para os défices dos Estados Unidos com países estrangeiros.
Economia digital em foco na Alemanha
Começa hoje em Dusseldorf a primeira Reunião de Ministros Digitais do G20. Estendendo-se até sexta-feira, a conferência irá focalizar-se na configuração e regulação da economia digital a nível global.
A Alemanha quer aproveitar a presidência do G20 para promover a Internet de alta velocidade para todos, definir padrões técnicos comuns e promover a aprendizagem digital, declarou no início desta semana a ministra alemã da Justiça, Brigitte Zypries, citada pela Reuters.
Indicadores económicos e assembleias gerais dominam o dia nacional
Esta quinta-feira o Banco de Portugal publica o relatório sobre o sistema bancário e o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga o índice de custos de construção de habitação nova e o índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, relativo a Fevereiro. No resto da Europa, destaque para os dados das encomendas à indústria (Fevereiro). Nos Estados Unidos, os principais indicadores a serem apresentados são os pedidos subsídio de desemprego na semana passada.
No plano empresarial serão realizadas as assembleias gerais de accionistas da EDP Renováveis, da Jerónimo Martins e da Media Capital. Lá fora, o espanhol Banco Santander terá a sua AG anual.
Gás e produtos agrícolas à espera de novos dados
O "ouro negro" continua a ser o centro das atenções no reino das matérias-primas. Hoje, a Administração de Informação em Energia (sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) divulga os dados relativos aos inventários de gás natural na semana passada nos Estados Unidos.
Ainda nas "commodities", destaque também para o plano agrícola: o Departamento norte-americano da Agricultura (USDA) apresenta os dados relativos às vendas de colheitas agrícolas na semana passada.