Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Numa sessão em que a bolsa nacional vai tentar alcançar o melhor ciclo de ganhos desde Julho os investidores têm muitos dados económicos e declarações de responsáveis de bancos centrais para analisar.

03 de Abril de 2017 às 07:30
  • ...
Oitava sessão de ganhos em Lisboa?

O PSI-20 concluiu na sexta-feira a sétima sessão consecutiva de ganhos e superou os 5 mil pontos pela primeira vez em 10 meses. O principal índice da bolsa portuguesa, se mantiver a tendência positiva na sessão de hoje, alcançará a melhor série de ganhos desde Julho do ano passado (valorizou durante oito sessões consecutivas entre 18 e 27 de Julho). Além do ciclo positivo, as valorizações recentes têm sido acentuadas (8,4% em sete sessões), sendo importante colocar a questão se esta tendência positiva tem pernas para andar. Os especialistas ouvidos pelo Negócios admitem que sim. Mas para isso é necessário que o optimismo nas bolsas globais continue e que os juros da dívida não subam. 



Banca reage a acordo para venda do Novo Banco

O acordo para a venda do Novo Banco foi anunciado na sexta-feira, já depois do fecho da praça portuguesa, pelo que só hoje a banca cotada vai reagir aos contornos da operação. Apesar de a operação ter finalmente um desfecho, as notícias não são positivas para o sector financeiro, já que o Fundo de Resolução fica com 25% do Novo Banco, mas também com responsabilidades de 3,8 mil milhões de euros de activos da instituição financeira. No futuro, poderá ser necessário injectar dinheiro no Fundo de Resolução, caso os activos que ficam na gestão do Fundo de Resolução não tenham o desempenho esperado. Nessa eventualidade, poderá ser preciso dinheiro do Estado, já que não poderá ser imposta qualquer contribuição extraordinária aos bancos.  



Dívida pública em Portugal

O Banco de Portugal divulga os indicadores sobre a evolução da dívida pública portuguesa e da capacidade e necessidades de financiamento das administrações públicas no quarto trimestre de 2016. No trimestre anterior, o rácio da dívida pública sobre o PIB era de 133,4%.


Dados económicos na Zona Euro e EUA

Após os dados da inflação terem saído abaixo do estimado na semana passada, a atenção dos investidores vira-se para as leituras dos índices de compras dos gestores (PMI). Haverá actualizações deste indicador avançado, que dá pistas sobre a evolução da economia, para toda a Zona Euro e também para países como Espanha, Itália, França e Alemanha. Em foco estará ainda a divulgação da taxa de desemprego na Zona Euro, relativa a Fevereiro. Nos Estados Unidos também vão ser publicados indicadores relevantes, com destaque para o índice PMI do sector manufactureiro.

 


BCE e Fed em acção

Esta segunda-feira haverá declarações relevantes de responsáveis do Banco Central Europeu e da Reserva Federal. Benoit Coeure, membro do conselho executivo da autoridade europeia fala numa conferência em Paris durante a manhã. Pela tarde serão dois os responsáveis da Fed que têm discursos previstos: Patrick Harker, da Fed de Filadélfia, e Jeffrey Lacker, da Fed de Richmond. Altura para avaliar as expectativas sobre a evolução da política monetária nos dois lados do Atlântico, sendo que o BCE tem dado sinais que não tem pressa para começar a remover os estímulos e a Fed tem reiterado a necessidade de mais duas a três subidas de juros este ano.   

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio