Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

No dia em que se inicia o divórcio entre o Reino Unido e a União Europeia, o Banco de Portugal vai actualizar as suas previsões para a economia portuguesa. Em Lisboa a OPA sobre a EDP Renováveis continua a centrar atenções.

29 de Março de 2017 às 07:30
  • ...
EDPR acima do preço da OPA

A OPA sobre a EDP Renováveis continua a centrar atenções na praça portuguesa. Na primeira sessão após o lançamento da oferta, as acções da empresa liderada por Manso Neto subiram mais de 10% e fecharam 10 cêntimos acima da contrapartida da EDP. Sinal que há investidores que acreditam que António Mexia poderá rever em alta o preço da OPA, um cenário ao qual os analistas atribuem uma probabilidade reduzida. Quando às acções da EDP, também reagiram em alta à operação, com os analistas a darem nota positiva à estratégia que dá maior potencial aos títulos. Aqui pode tirar as suas dúvidas sobre a operação. 



Brexit activado

Nove meses e seis dias depois do referendo que ditou a vitória do "não", o governo britânico põe hoje o contra-relógio a funcionar. A primeira-ministra Theresa May oficializa formalmente o processo de saída do Reino Unido da União Europeia. Será o pontapé de saída para dois anos de negociações com Bruxelas para definir os moldes em que o Reino Unido poderá sair da UE. Ontem, tal como se esperava, os deputados escoceses aprovaram a moção para novo referendo sobre independência.



Banco de Portugal actualiza previsões económicas

O banco central liderado por Carlos Costa actualiza hoje as suas previsões para a economia portuguesa e se seguir a tendência adoptada pelos restantes organismos que seguem a economia portuguesa, dará boas notícias ao Executivo liderado por António Costa. No Boletim Económico publicado em Dezembro (quando ainda não era conhecido o bom desempenho no quarto trimestre) o Banco de Portugal estimava um crescimento de 1,4% no PIB este ano e 1,5% em 2018. A Comissão Europeia, que actualizou previsões em Fevereiro, prevê um crescimento de 1,6%, sendo que vários bancos e universidades já têm estimativas que colocam o PIB Portugal a crescer perto de 2% este ano. Os novos números do banco central serão conhecidos por volta da hora do almoço.

Mexidas no capital de três cotadas nacionais

As acções dos CTT e da REN podem esta quarta-feira reagir às reduções de posições de duas das maiores gestoras de activos do mundo no capital das duas cotadas portuguesas. A norte-americana BlackRock voltou a cortar a posição na empresa de correios e já não tem participação qualificada. Quanto à REN, viu a The Capital Group Companies (CGC) baixar da fasquia dos 5%, passando a deter 4,75% do capital da energética. Já a EDP beneficiou de um movimento contrário, já que o Norges Bank, banco central norueguês, passou a deter mais de 2% do capital social da empresa liderada por António Mexia.

 


Fed volta a falar

Os responsáveis da Fed têm estado bastante activos esta semana. Dennis Lockhart, que deixou a presidência da Fed de Atlanta no final do mês passado, afirmou na segunda-feira que o banco central deverá efectuar mais duas subidas dos juros durante este ano, uma visão partilhada ontem pelo vice-presidente Stanley Fischer. Também ontem a presidente da Fed afirmou que o mercado de trabalho nos Estados Unidos ainda enfrenta desafios e para hoje estão previstos discursos de Charles Evans, da Fed de Chicago, Eric Rosengren, da Fed de Boston e John Williams, da Fed de São Francisco.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio