Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta sexta-feira a Sonae Capital estará a reagir às suas contas de 2016. Ainda por cá, o INE divulga o inquérito à avaliação bancária na habitação, relativo a Janeiro. Lá fora, destaque para a possibilidade de as agências de notação financeira Moody’s e Fitch poderem mexer no rating ou perspectiva da dívida soberana grega.

24 de Fevereiro de 2017 às 07:30
  • ...
Sonae Capital reage aos resultados

A Sonae Capital apresentou ontem, depois do fecho da praça lisboeta, as suas contas relativas a 2016. Os lucros ficaram acima do previsto e as acções deverão reflectir esse desempenho hoje em bolsa. Com efeito, a empresa liderada por Cláudia Azevedo registou um resultado líquido de 17,59 milhões de euros em 2016, contra perdas de 290 mil euros um ano antes.

 

Os analistas do CaixaBI estimavam já que a alienação da Norscut no início de 2016 e o eventual encaixe entretanto realizado com a venda de dois terrenos em Troia tivessem levado a empresa a resultado líquido positivo pela primeira vez desde 2011. Foi o que aconteceu. De acordo com as projecções, a Sonae Capital teria registado um lucro de 12,2 milhões de euros, ficando assim em aberto a possibilidade de pagamento de dividendos. Os lucros acabaram por ser bem superiores ao previsto. E só no quarto trimestre foram de 5,33 milhões, contra perdas de 2,35 milhões no período homólogo de 2015.


Mais resultados em época de reporte de contas

Hoje mais empresas divulgam as suas contas trimestrais e anuais, numa altura em que a época de apresentação de resultados está ainda ao rubro em todo o mundo. Destaque, esta sexta-feira, para os números da Standard Life, Pearson, BASF, Royal Bank of Scotland, Standard Chartered e Bank of Ireland.


A semana não fica rematada por aqui, no que diz respeito à divulgação de contas. No sábado, o investidor Warren Buffett apresenta os resultados do seu conglomerado, a Berkshire Hathaway, em Omaha, num evento que é conhecido como o Woodstock do Capitalismo. O chamado "Oráculo de Omaha" divulgará também a sua carta anual aos accionistas da empresa.


Esta quinta-feira, 22 de Fevereiro, analistas do Morgan Stanley sublinharam numa nota de "research" que o mais recente historial de aquisições por parte de Buffett aponta para a possibilidade de o investidor poder estar a preparar-se para comprar uma companhia aérea. Buffett comprou recentemente participações accionistas nas quatro maiores transportadoras aéreas dos EUA e o Morgan Stanley vê essas aquisições em larga escalada como uma possibilidade de a Berkshire se posicionar no sector para avançar para uma aquisição total.



INE divulga dados da avaliação bancária na habitação

Esta sexta-feira há mais dados económicos que ajudarão a medir o pulso às economias. Por cá, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga o inquérito à avaliação bancária na habitação, relativo a Janeiro. Ainda na Zona Euro, teremos em França os dados relativos à confiança dos consumidores (Janeiro).

Já nos EUA teremos o sentimento dos consumidores, medido pela Universidade do Michigan, relativamente a Fevereiro.


Fitch e Moody's analisam rating grego

A Fitch e a Moody's têm a possibilidade de pronunciar sobre o rating helénico, segundo os seus calendários pré-definidos. A Fitch avalia a Grécia em CCC, com perspectiva negativa e a Moody's tem uma classificação um nível abaixo. A Moody’s também poderá pronunciar-se sobre a Alemanha.

Ainda do lado das notações financeiras, a DBRS tem a opção de se pronunciar sobre a notação da Irlanda, que é de A+ com tendência estável. 

 


Plataformas de crude e gás em destaque nos EUA

A Baker Hughes, fornecedora norte-americana de serviços a campos petrolíferos, divulga o relatório semanal sobre o número de plataformas de petróleo e gás nos Estados Unidos. Por outro lado, a Administração de Informação em Energia (EIA [na sigla original], entidade que se encontra sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia), divulga os dados mensais relativos à energia.

Ainda no que diz respeito às matérias-primas, a Comissão norte-americana de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) reporta as posições nos futuros e opções de petróleo por parte dos operadores e o Departamento norte-americano da Agricultura (USDA) apresenta os dados relativos às vendas de colheitas agrícolas na semana passada.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio