Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta terça-feira a Galp vai estar em destaque, com a apresentação dos resultados de 2016. Ainda por cá, o INE divulga o índice de novas encomendas na Construção e Obras Públicas, referente ao quarto trimestre, e o Banco de Portugal apresenta o Boletim Estatístico.
A Galp Energia apresenta, antes da abertura do mercado, as contas referentes a 2016. Segundo o CaixaBI, o resultado líquido da eléctrica presidida por Carlos Gomes da Silva poderá ser de 471 milhões de euros, menos 35,6% que o lucro de 2015.
No passado dia 15 de Fevereiro, o banco de investimento Haitong elevou o preço-alvo da Galp Energia de 12 para 13,5 euros, uma melhoria que fica sobretudo a dever-se à alteração do horizonte temporal da análise para o final deste ano. O "target" continua, no entanto, abaixo da cotação actual (13,845 euros). Com um potencial de desvalorização de 2,5%, o banco de investimento reiterou a recomendação de "neutral" para os títulos. As previsões de resultados foram também melhoradas, com a estimativa para os lucros por acção para o período 2017-2019 a subir em média 12%, "devido sobretudo aos preços mais elevados do petróleo, produção mais elevada no [campo petrolífero brasileiro] Lula e dólar mais forte".
… e retalhistas norte-americanas também
Hoje mais empresas europeias e do outro lado do Atlântico divulgam as suas contas trimestrais e anuais. O retalho estará em força, com os números das norte-americanas Home Depot e Wal-Mart Stores a saírem durante o dia.
Também as mineiras anglo-australiana BHP Billiton e britânica Anglo American irão reportar os seus resultados. Na banca, destaque para o britânico HSBC. Ainda na esfera inglesa, também a cadeia InterContinentalHotels irá confessar-se ao mercado.
Construção em foco por cá
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga o índice de novas encomendas na Construção e Obras Públicas, referente ao quarto trimestre. Além disso, o Banco de Portugal publica o seu Boletim Estatístico.
Para a Zona Euro, o Eurostat apresenta a estimativa rápida dos índices PMI para os sectores dos serviços e da indústria, em Fevereiro. Ainda na Europa, o Reino Unido divulgará os dados relativos às finanças públicas (relativos a Janeiro).
Política monetária dinâmica nos EUA e Europa
Dois responsáveis pela política monetária norte-americana irão discursar esta terça-feira. O presidente da Fed de Filadélfia, Patrick Harker, falará na Faculdade de Wharton da Universidade da Pensilvânia, debruçando-se sobre as Principais Tendências Macroeconómicas para o próximo ano. Por outro lado, o presidente da Fed de Minneapolis, Neel Kashari, participa num debate sobre a economia e o papel da Reserva Federal, numa reunião da Associação de Planeamento Financeiro do Minnesota.
Destaque ainda para Carolyn Wilkins, vice-governadora do Banco do Canadá, que participará num workshop sobre estudos de mercado na área das fintechs – startups que criam inovações tecnológicas nos serviços financeiros.
No Velho Continente, o governador do Banco de Inglaterra, Mark Carney, testemunhará perante o Comité do Tesouro do Parlamento britânico.
Semana internacional do petróleo acolhida em Londres
Realiza-se em Londres o evento conhecido como Semana Internacional do Petróleo. Entre os oradores na sessão desta terça-feira estarão Andy Brown, director do negócio internacional de "upstream" (exploração, desenvolvimento, produção) da Royal Dutch Shell, e Mohammad Barkindo, secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
Ainda no que diz respeito às matérias-primas, o Departamento norte-americano da Agricultura (USDA) apresenta os dados semanais relativos às inspecções no que diz respeito às exportações de cereais.