Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Taxa máxima dos cartões de crédito sobe para 15,7% no primeiro trimestre

A taxa máxima que os bancos podem cobrar aos clientes nos cartões de crédito vai subir para 15,7% no primeiro trimestre do próximo ano.

Miguel Baltazar/Negócios
Rita Atalaia ritaatalaia@negocios.pt 09 de Dezembro de 2021 às 12:45
A taxa máxima que os bancos podem cobrar aos clientes nos cartões de crédito vai subir no primeiro trimestre do próximo ano. Também haverá alterações no crédito automóvel, com o financiamento para carros novos a ficar mais barato, mas a encarecer no caso dos usados.

Segundo o Banco de Portugal, a taxa máxima a vigorar no primeiro trimestre de 2022 é de 15,7%, um máximo desde o segundo trimestre de 2020, quando se fixou nos 15,8%.

A taxa máxima manteve-se estável nos 15,6% ao longo deste ano, depois de ter subido face a 15,3% no final do ano passado - o valor mais baixo de sempre.

No que diz respeito ao crédito automóvel, as taxas máximas vão descer na locação financeira ou ALD para carros novos, de 3,1% para 3%, e subir nos automóveis usados, de 4,7% para 4,9%.

No crédito automóvel tradicional, as taxas máximas recuam de 9,3% para 9,2% nos carros novos e aumentam de 11,8% para 11,9% nos usados.

No crédito pessoal (para educação, saúde e energias renováveis e locação financeira de equipamentos) a taxa máxima vai manter-se nos 6,2% nos primeiros três meses de 2022. 

Ver comentários
Saber mais Banco de Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio