Notícia
Taxa de juro no crédito à habitação sobe em abril na Zona Euro. Portugal regista segundo juro mais baixo
A taxa de juro média na Zona Euro aumentou 14 pontos base para 1,61% em abril. Portugal mantém o estatuto alcançado em fevereiro deste ano de segundo país da Zona Euro com a taxa de juro implícita no crédito à habitação mais baixa (1,06%).
A taxa de juro média implícita aplicada aos novos empréstimos contraídos por famílias para compra de casa na Zona Euro aumentou 14 pontos base para 1,61%, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco Central Europeu. Portugal mantém o estaturo arrecadado no início deste ano de país com a segunda taxa de juro aplicada ao crédito à habitação mais baixa da região.
A autoridade monetária explica que esta subida foi desencadeada pelo "efeito taxas de juro", ou seja a expectativa do mercado sobre a subida das taxas de juro diretoras pelo BCE já em julho.
Por sua vez num empréstimo com taxa de juro variável num período de cinco a dez anos, o juro aumentou 23 pontos base para 1,77%.
No caso dos empréstimos com taxa de juro fixa com mais de dez anos subiu 11 pontos base para 1,58%.
Portugal mantém o estatuto alcançado em fevereiro deste ano de segundo país da Zona Euro com a taxa de juro implícita no crédito à habitação mais baixa (1,06%). Ainda assim, nota um aumento de 0,07% face a março. Finlândia é o Estado da região com a taxa de juro mais baixa, 0,96%.
Por outro lado, Grécia ocupa a primeira posição no ranking dos países com a taxa de juro aplicada ao crédito à habitação mais alta (2,77%), seguida da Irlanda (2,72%) e da Letónia (2,36%).