Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Malparado das famílias em mínimos de quatro anos

A taxa de incumprimento das famílias portuguesas baixou, no final de Dezembro, para o valor mais baixo desde Janeiro de 2013.

Bruno Simão/Negócios
14 de Fevereiro de 2017 às 13:39
  • ...

O crédito de cobrança duvidosa das famílias portuguesas continua a diminuir. O "stock" de crédito malparado nas mãos de clientes particulares atingiu, em Dezembro, menos de 4%, o valor mais baixo desde Janeiro de 2013.


O montante de crédito vencido das famílias atingiu os 4.534 milhões de euros, no final de Dezembro, segundo dados divulgados esta manhã pelo Banco de Portugal. Este valor é inferior aos 4.766 milhões de euros registados em Novembro e equivale a 3,87% do "stock" de crédito no segmento de clientes particulares (117.296 milhões de euros).


A contribuir para esta tendência continua o crédito à habitação. Dos 94.780 milhões de euros alocados em crédito para comprar casa, havia no final de Dezembro 2.331 em crédito vencido, o que representa uma taxa de incumprimento de 2,46%.


Já no crédito ao consumo, a proporção de crédito vencido continua a ser significativamente superior. Ainda assim, a taxa de incumprimento baixou, no final do ano para 6,17% do "stock", abaixo dos 7,34% fixados em Novembro.


Nas empresas, o crédito vencido atingiu, no final de Dezembro, 12.092 milhões de euros, o que representa uma taxa de incumprimento de 15,7% face ao "stock" de 77.037 milhões de euros financiados a este segmento. 

Ver comentários
Saber mais crédito à habitação Banco de Portugal financiamento crédito ao consumo BPstat bancos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio