Notícia
BNI Europa aposta em bolsa de empréstimos a PME
Banco vai investir dez milhões de euros nos próximos dois anos através da plataforma Raize.
O BNI Europa prevê investir até dez milhões de euros nos próximos dois anos em financiamento a micro, pequenas e médias através da bolsa de empréstimos portuguesa Raize.
O valor é superior ao montante já angariado por esta entidade para financiar PME. Desde o seu arranque, a Raize fez 350 operações de financiamento junto de micro e pequenas empresas com um valor total superior a sete milhões de euros. Esta plataforma permite a investidores individuais financiarem empresas, em troca de uma taxa de juro que varia em função do risco. Tem actualmente mais de dez mil investidores, segundo um comunicado.
Já o BNI Europa, filial em Portugal do banco angolano BNI, está a apostar forte nestas bolsas de empréstimos a empresas. Além dos dez milhões que irá investir através da Raize, estabeleceu também uma parceria com a MarketInvoice. Prevê investir 45 milhões de libras, cerca de 52 milhões de euros através da plataforma britânica.
José Maria Rego, responsável da Raize, referiu, num comunicado, que "numa altura em que se discute o futuro modelo da banca em Portugal, esta parceria vem reforçar a tese de cooperação entre as chamadas ‘fintech’ e os agentes mais tradicionais de mercado, como os bancos".
O responsável da Raize prevê que "daqui a dez anos, em Portugal, cerca de 25% das PME se financiem junto de investidores". E realça que no Reino Unido os empréstimos através de plataformas deste tipo representavam, em 2015, 14% dos novos empréstimos.
(Correcção, às 10:57, do valor de investimento referido na entrada do artigo)