Notícia
Relatos do BCE levam euro a passar abaixo da fasquia de 1,17 dólares
Os responsáveis do BCE mostraram preocupações sobre o risco de subidas significativas do euro na última reunião. A moeda única reagiu em queda.
O BCE está preocupado com a tendência de subida da moeda única, revelaram os relatos da última reunião de política monetária, divulgados esta quinta-feira, 17 de Agosto. E bastou a referência a essa preocupação para provocar uma descida do valor da moeda única. O euro segue a desvalorizar 0,61% face à nota verde, valendo 1,1695 dólares. Desde final de Julho que o euro não negociava abaixo da fasquia de 1,17 dólares.
Os relatos do BCE revelaram que na reunião do Conselho de Governadores do passado dia 20 de Julho, que o entendimento dos governadores foi de que "apesar de ter sido sublinhado que a valorização do euro até à data pode ser, em parte, um reflexo das alterações nos fundamentais da Zona Euro em relação ao resto do mundo, foram expressadas preocupações sobre o risco da taxa de câmbio ter aumentos significativos no futuro". E foi expressado que o euro mais forte pode levar a que no curto prazo a inflação fique ainda mais baixa que o anteriormente previsto.
O euro tem sido uma das divisas mais fortes deste ano, com praticamente todas as principais divisas a perderem valor em relação à moeda única. O dólar americano desce mais de 10%. O real brasileiro perde mais de 7,5%. A libra desvaloriza mais de 6%. O franco suíço e o dólar neozelandês cedem mais de 5%. E o iene e o dólar canadiano recuam mais de 4% face à moeda única desde o início do ano.