Notícia
Queda da inflação provoca desvalorização do euro
A incerteza produzida pelo resultado eleitoral italiano continua a prejudicar a valorização da moeda única, aliada à descida da taxa de inflação em Janeiro para 2%.
A divisa europeia está a desvalorizar face ao dólar, registando a sua primeira queda mensal desde Julho. O euro segue a perder 0,40% para 1,3087 dólares, estando também a perder terreno para outras divisas rivais.
A influenciar a desvalorização da moeda única está a queda da inflação da Zona Euro, que recuou para os 2% em Janeiro, comparativamente com os 2,2% registados no último mês de 2012, segundo os dados divulgados esta quinta-feira pelo Eurostat.
A quebra na taxa de inflação abre espaço para a manutenção dos estímulos do Banco Central Europeu. Mário Draghi afirmou esta quarta-feira que o banco não tem intenção de apertar as políticas monetárias nos próximos tempos, refere a Bloomberg.
A prejudicar a moeda está ainda a incerteza quanto ao próximo Governo de Itália, depois de as eleições legislativas deixarem várias portas abertas para a formação do Executivo.
“Existe um grande clima de incerteza na Europa, motivado pela instabilidade política na Itália e pelas dúvidas quanto ao crescimento da Zona Euro”, considera Sireen Harajli, estratega cambial da Credit Agricole. “Este cenário tem limitado a valorização do euro, o que vai contra as nossas previsões do início do ano”.
A moeda única caiu 1% no último mês, de acordo com o índice de correlação ponderada da Bloomberg.