Notícia
Euro em máximos de Novembro de 2011
A moeda única esteve hoje a valorizar 0,97% em relação ao dólar, acabando o dia a apreciar-se em 0,89% para os 1,3711 dólares, um valor que não era atingido desde Novembro de 2011.
O valor atingido hoje pelo euro, de 1,3711 dólares, não era alcançado desde Novembro de 2011, e resulta de uma conjugação de factores positivos no cerne da União Europeia, e negativos na maior economia do mundo, a americana, segundo noticia a Bloomberg.
Em primeiro lugar, e em relação à Zona Euro, o índice de confiança dos consumidores melhorou no mês passado. Em segundo lugar, o Eurostat revelou que a taxa de inflação na Zona Euro desceu de 2,2% em Dezembro, para 2% em Janeiro, de acordo com os dados provisórios publicados esta sexta-feira. Também para o mesmo período, as taxas de desemprego mantiveram-se inalteradas na Zona Euro (11,7%), segundo divulgou hoje o Eurostat.
Em relação ao Estados Unidos, os pedidos do subsídio de desemprego subiram mais do que estava previsto, enquanto o índice de confiança dos consumidores americanos é esperado que recupere um pouco face à semana passada, abrindo o apetite a acções cambiais de risco.
Esta queda acontece dois dias depois de a Reserva Federal afirmar que irá continuar a comprar, por mês, 40 mil milhões de dólares em activos hipotecários e 45 mil milhões em obrigações do Tesouro, para ajudar a estimular a economia.