Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucro da Navigator terá descido 7% com incêndios a penalizar

As estimativas do CaixaBI apontam para que a Navigator tenha fechado o exercício de 2017 com um resultado líquido de 203 milhões de euros.

A Navigator passou uma mensagem positiva para a evolução dos preços da pasta e papel e que os volumes de vendas na Europa indiciam algum suporte para os preços. Mas o maior problema nesta fase é a cotação do dólar, que tem descido desde o início do ano. Os novos investimentos da empresa estão a evoluir como o planeado. Em relação aos incêndios florestais, o CaixaBank BPI refere que tiveram um impacto directo limitado. Mas, a nível indirecto, esse impacto é relevante devido à nova legislação que limita a plantação de eucaliptos em Portugal, segundo o CaixaBank BPI. Ainda assim, os analistas do banco consideram que a Navigator tem apresentado um bom momento ao nível dos resultados. O CaixaBank BPI tem um recomendação de 'neutral' com um preço-alvo de 4,35 euros.
07 de Fevereiro de 2018 às 07:45
  • 6
  • ...

A Navigator deverá anunciar esta quinta-feira, antes da abertura da sessão, que registou lucros de 203 milhões de euros, o que representa uma quebra de 7% face ao exercício de 2016. As receitas anuais terão aumentado para 1.631,7 milhões de euros e o EBITDA terá crescido para 407,8 milhões de euros.

 

As estimativas são do CaixaBI, que numa nota de antecipação das contas diz que os resultados da ex-Portucel terão sido afectados no quarto trimestre pelos incêndios que afectaram o país. O impacto na margem EBITDA dos últimos três meses do ano terá sido de 1,4 pontos percentuais.

 

Na apresentação dos seus resultados de Setembro aos analistas, a Navigator (designação adoptada pela Portucel) contabilizou até Setembro 2.700 hectares ardidos, com um impacto de 2,1 milhões. Já nos fogos de Outubro terão ardido 6.100 hectares relacionados com o grupo, o que lhe permite estimar um efeito da ordem dos cinco milhões de euros. 

 

O banco de investimento estima que a margem EBITDA tenha ficado em 24,1% no quarto trimestre, com as receitas a ficarem estáveis nos 421,9 milhões de euros e o EBITDA a aumentar 6% para 101,7 milhões de euros. Os lucros dos três meses terão recuado 38,5% para 51,2 milhões de euros.

 

O analista Carlos Jesus salienta que espera vendas robustas de papel, "mas abaixo do nível recorde do quarto trimestre de 2016". No que diz respeito aos preços, o CaixaBI refere que os preços do BHKP aumentaram 90 dólares por tonelada entre o princípio de Outubro e o final de 2017. E actualmente estão em 1.000 dólares, o que representa um máximo desde meados de 1998.

 

Os prejuízos financeiros terão caído para menos de metade (8,2 milhões de euros em 2017), "beneficiando com a reestruturação da dívida efectuada em 2016.

 

As acções da Navigator fecharam terça-feira a subir 0,05% para 4,218 euros.  

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

 

 

Ver comentários
Saber mais Navigator CaixaBI Portucel Carlos Jesus research
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio