Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Haitong corta avaliação da Altri em mais de 12%

O banco de investimento reviu em baixa a sua avaliação da Altri, cujo preço-alvo é penalizado por ser expectável que a subida dos preços da pasta de papel esteja perto do fim, ao mesmo tempo que o euro está a fortalecer-se contra o dólar, algo negativo para esta cotada.

A recomendação para a Altri é de “acumular”, embora o preço-alvo aponte para um potencial de queda de 1,3%. O CaixaBI salienta que a cotada está dependente de duas variáveis: preços da pasta e taxa de câmbio do euro face ao dólar. A forte procura deverá manter os preços da matéria-prima em níveis elevados, sendo que o banco assume que se esta continuar resiliente, os preços deverão manter-se até 2020.
Miguel Baltazar/Negócios
30 de Junho de 2017 às 09:01
  • ...

O Haitong cortou em 12,7% a avaliação da Altri para 4,70 euros, um valor que está em linha com a actual cotação da empresa co-liderada por Paulo Fernandes (à frente da Cofina, dona do Negócios), o que justifica a redução da recomendação de "comprar" para "neutral".

 

Um dos factores que faz com que esta casa de investimento corte a avaliação da Altri está relacionado com o desconto do dividendo, pago em Maio. Recorde-se que a empresa pagou 0,25 euros por título aos seus accionistas.

 

"Apesar dos preços da pasta de papel estarem mais altos do que antecipávamos na última nota (de Abril), não vemos este fortalecimento como sustentável" por muito mais tempo, salienta o analista Nuno Estácio num "research" publicado esta sexta-feira, 30 de Junho.

 

"Vemos alguns sinais que sugerem que a subida de preços na pasta pode estar a atingir o limite", adianta o analista. Além de em 2018 o mercado receber mais matéria, uma vez que a Fibria vai abrir uma nova fábrica. O banco de investimento não prevê uma queda abrupta de preços, devido ao aumento da oferta, mas considera que mais subidas não serão viáveis.

 

A casa de investimento reflectiu ainda, na nova avaliação, a valorização do euro contra o dólar. Se nos últimos anos o sector beneficiou do enfraquecimento do euro, este ano está a ser penalizado pela inversão desta tendência.

 

A "Altri foi também penalizada pela queda na dissolução dos preços da pasta", salienta a mesma fonte.


Quanto aos resultados da empresa, o Haitong considera que estes continuarão a "sustentar" as acções, mas "as avaliações já parecem demasiado caras" para que a recomendação seja mantida em "comprar", explica a mesma nota.

 

As acções da Altri descem 0,56% para 4,096 euros. 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro. 

Ver comentários
Saber mais Altri Paulo Fernandes pasta de papel Haitong research
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio