Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CaixaBI prevê que lucros da EDP Renováveis disparem para 153 milhões até Setembro

A unidade de investimento da Caixa Geral de Depósitos estima que os lucros da EDP Renováveis tenham crescido mais de 400% para 153 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano. A justificar o crescimento estão efeitos não recorrentes.

O CaixaBI tem uma recomendação de “neutral” para a EDP Renováveis, uma cotada que permanece com “opções interessantes de crescimento a desenvolver” e um portfolio de activos que lhe permite atingir as metas previstas até 2020.  Contudo o banco destaca que depois da OPA da casa-mãe a EDPR viu a sua liquidez descer de “forma significativa” e os fundamentais “perderam importância”.
30 de Outubro de 2017 às 10:05
  • ...

O CaixaBI estima que os lucros da EDP Renováveis tenham disparado 422% nos primeiros nove meses deste ano para 153 milhões de euros, de acordo com uma nota de "research" a que o Negócios teve acesso. Este valor compara com os 29 milhões de euros obtidos nos três primeiros trimestres do ano passado.

O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações), estimam, cresceram 16% para 978 milhões de euros. E a margem de EBITDA avançou para 70,9%.

As receitas terão aumentado 14%, estima a analista Helena Barbosa, que assina a nota, para 1.378 milhões de euros. O Brasil e a América do Norte terão sido que mais contribuiu para este resultado.

"Antecipamos que o EBITDA dos 9 meses de 2017 tenha crescido 16% para 978 milhões de euros com a margem EBITDA estimada a ficar em 70,9% nos 9 meses de 2017 versus 69,9% nos 9 meses de 2016. Abaixo da linha do EBITDA o montante de amortizações deverá ter caído cerca de 11% YoY [quando comparado com o mesmo período do ano passado] devido à extensão da vida útil dos activos eólicos de 25 para 30 anos; os resultados financeiros deverão registar uma melhoria na medida em que as comparações YoY são afectadas por valores não recorrentes superiores a 20 milhões de euros registados em 2016", pode ler-se na nota. Valores esses que afectaram negativamente os resultados da empresa no ano passado.

Em Julho, a empresa liderada por Manso Neto vendeu de 23% do projecto Moray Offshore na Escócia à francesa Engie, o que pode ajudar a explica a subida dos lucros.

"O crescimento do EBITDA e os efeitos positivos referidos acima mais do que compensam o aumento dos minoritários (de 81 milhões de euros nos 9 meses de 2016 para 131 milhões de euros estimados nos 9 meses de 2017) o que justifica o aumento significativo estimado para o resultado líquido de 29 milhões de euros nos 9 meses de 2016 para 153 milhões de euros [estimados] nos 9 meses de 2017".

A EDP Renováveis apresenta os seus resultados amanhã, 31 de Outubro.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais CaixaBI EDP Renováveis
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio