Notícia
BPI: Leslie pode cortar 0,5% das receitas e EBITDA da Navigator em 2018
Os analistas do BPI adiantam que o impacto do encerramento da fábrica da Figueira da Foz representa 0,5% das receitas e EBITDA estimados para a Navigator em 2018.
Os analistas do BPI/CaixaBank antecipam que a tempestade Leslie, que obrigou ao encerramento da fábrica da Navigator na Figueira da Foz, poderá reduzir em 0,5% as receitas e EBITDA da empresa em 2018.
Este domingo, a Navigator informou que a passagem da tempestade provocou "danos patrimoniais" na fábrica da Figueira da Foz, o que ditou a suspensão da actividade daquela unidade.
"Neste momento a fábrica encontra-se sem fornecimento de água, electricidade e telecomunicações, havendo uma estimativa inicial de que a laboração possa ser retomada dentro de uma semana", concretizou a empresa num comunicado enviado à CMVM, onde antecipa que a paragem "constitua uma perda de produção de cerca de 6 mil toneladas de pasta e 10 mil toneladas de papel".
O BPI detalha que estas 10 mil toneladas representam 0,6% das suas estimativas para a produção de papel UWF da Navigator, este ano, pelo que o impacto da tempestade deverá corresponder a 0,5% das receitas e do EBITDA.
Na nota de análise, divulgada esta segunda-feira, os analistas referem ainda que a Altri também tem uma fábrica na Figueira da Foz, a Celbi, próxima da unidade da Navigator, que representa 71% da produção de pasta da empresa.
Sublinhando que desconhecem o impacto da tempestade nesta unidade da Altri (se é que houve algum), os analistas adiantam que, se a unidade parar durante uma semana – à semelhança da Navigator – o impacto será de 1,2% nas vendas estimadas para 2018 e 1,4% do EBITDA.
Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.