Notícia
Jerónimo Martins pode pagar dividendo extraordinário este ano
Após a venda da unidade industrial, os analistas do CaixaBI acreditam que a Jerónimo Martins pode avançar com o pagamento de um dividendo extraordinário, tal como já fez no passado.
O grupo Jerónimo Martins formalizou sexta-feira a venda da sua participada a 100% Monterroio – Industry & Investmets BV, numa operação que resultará numa mais-valia de 75 milhões de euros para a empresa liderada por Pedro Soares dos Santos.
Numa análise a este negócio, André Rodrigues, analista do CaixaBI, salienta que "a concretização desta operação tenderá a traduzir-se numa simplificação da estrutura de negócio da Jerónimo Martins, com um foco mais acentuado no sector de distribuição alimentar".
A Monterroio foi comprada pela Sociedade Francisco Manuel dos Santos BV (SFMS), que na sua maioria é detida pela família Soares dos Santos, que controla 56,1% do capital da cotada Jerónimo Martins SGPS. Esta holding pagou um total de 310 milhões de euros à Jerónimo Martins por este negócio.
Após esta operação, não é "de excluir a possibilidade de a empresa proceder ao pagamento de um dividendo extraordinário durante o exercício de 2016", refere o analista do banco de investimento.
A Jerónimo Martins pagou em Maio um dividendo ordinário de 26,5 cêntimos por acção, referente ao exercício do ano passado. Contudo, em Dezembro, já tinha desembolsado uma remuneração extraordinária de 37,5 cêntimos por acção.
De acordo com a Bloomberg, os analistas estimam que a Jerónimo Martins pague um dividendo bruto de 31,5 cêntimos por acção. As previsões do CaixaBI apontam para um dividendo de 32 cêntimos por acção, com um lucro por acção ajustado de 64 cêntimos. Para 2017 as estimativas do mesmo banco apontam para um dividendo de 37 cêntimos.
As acções da Jerónimo Martins avançam 1,3% para 15,635 euros. O CaixaBI tem um preço-alvo de 15,20 euros para a Jerónimo Martins, com uma recomendação de "acumular".