Notícia
Wall Street em alta após Pequim adoptar medidas de estímulo económico
As principais praças bolsistas norte-americanas iniciaram a primeira sessão desta semana a negociar em terreno positivo, desta feita impulsionadas pela decisão do banco central chinês reduzir a taxa de reservas obrigatórias dos bancos.
O índice Dow Jones abriu a primeira sessão da semana a apreciar 0,94% para 17.993,93 pontos, acompanhado pelo tecnológico Nasdaq Composite que iniciou o dia a ganhar 0,61% para 4.961,926 pontos.
O Standard & Poor’s 500 acompanha a tendência ao avançar 0,4% depois de na sessão de sexta-feira ter registado a maior desvalorização em três semanas.
A impulsionar as principais praças norte-americanas esteve a adopção de políticas de estímulo económico por parte do banco central da China, aproximando-se assim das políticas monetárias de "quantitative easing" já adoptadas por instituições como o Banco Central Europeu (BCE) ou o banco central do Japão.
O banco central chinês decidiu aprovar um conjunto de medidas de estímulo económico, com destaque para a diminuição da quantia que os bancos são obrigados a colocar como reserva.
Ou seja, reduziu a taxa relativa às reservas obrigatórias que os bancos chineses têm de manter na autoridade monetária central. Esta decisão surge depois de um relatório que mostra que a economia chinesa registou o crescimento económico mais lento dos últimos seis anos.
Também a apoiar as praças norte-americanas está a apresentação de resultados pelo Morgan Stanley, que viu os lucros trimestrais subirem 58,28% para um total de 2,39 mil milhões de dólares. O Morgan Stanley registou a receita bruta ajustada mais elevada em mais de cinco anos. O Morgan Stanley abriu a sessão a valorizar 1,55% 37,32 dólares.
Os cinco maiores bancos dos Estados Unidos - Citigroup, Morgan Stanley, Bank of America, JP Morgan e Goldman Sachs – registaram, nos primeiros três meses deste ano um resultado líquido conjunto de 18,99 mil milhões de dólares, valor que representa uma subida de 17,5% face ao registado nos primeiros três meses de 2014.
O presidente da Reserva Federal de Nova Iorque, William C. Dudley, mostrou-se, esta segunda-feira, optimista quanto à recuperação económicas dos Estados Unidos, facto que irá contribuir para que a decisão de a Reserva Federal aumentar os juros, que permanecem em níveis próximos de zero, aconteça ainda este ano. Dudley sublinhou, porém, a incerteza quanto à data em que tal decisão da instituição liderada por Janet Yellen poderá acontecer.
A Hasbro iniciou a semana a somar 7,18% para 70,62 dólares depois de a fabricante de brinquedos ter anunciado lucros acima das estimativas.
Já a Royal Caribbean Cruises recuou 5,50% para 74,68 dólares após ter revisto em baixa as estimativas para os lucros no exercício de 2015, consequência, segundo a cotada, do elevado preço dos combustíveis e da valorização do dólar.
(Notícia actualizada às 14h50 com mais informações)