Notícia
Wall Street aguarda declarações de Yellen para definir rumo
As bolsas do outro lado do Atlântico abriram em ligeira alta, sem uma direcção marcada, com os investidores à espera das observações da presidente da Fed para tentarem obter sinais sobre quando será o próximo aumento das taxas de juro nos EUA.
O índice industrial Dow Jones abriu a sessão desta sexta-feira a subir 0,05%, para 17.837,09 pontos.
O índice Standard & Poor’s 500, por seu lado, segue a somar 0,10% para 2.092,33 pontos, estando a caminho do maior ganho semanal desde Março. Já o tecnológico Nasdaq Composite valoriza 0,02%, a valer 4.902,94 pontos.
Os investidores revelaram esta semana um maior optimismo quanto à capacidade da economia norte-americana para encaixar taxas de juro mais altas nos Estados Unidos e aguardam hoje pelas declarações da presidente da Reserva Federal, Janet Yellen, para ver se conseguem obter mais pistas sobre o ‘timing’ dessa decisão.
Apesar de ter sido sinalizada a possibilidade de uma subida dos juros já em Junho, pelo que foi divulgado nas minutas relativas à última reunião da Reserva Federal, o certo é que os operadores estão a apontar para uma em três hipóteses de a subida ser no próximo mês, acreditando mais que possa ser em Julho.
A ajudar ao bom desempenho bolsista nos EUA está o optimismo decorrente dos bons dados económicos nos EUA, em particular as vendas de casas novas em Abril, que aumentaram para máximos de oito anos, e o crescimento da economia no primeiro trimestre a um ritmo mais rápido do que o esperado – dado que foi hoje divulgado e está a animar o sentimento do mercado.
Na próxima segunda-feira as bolsas norte-americanas estarão encerradas, devido à celebração do Memorial Day.