Notícia
Wall Street volta às perdas com incerteza sobre tarifas. Accenture cai mais de 7%
Os principais índices dos EUA cederam. A incerteza em torno das tarifas voltou a pesar no sentimento dos investidores, mesmo após terem sido conhecidos dados positivos do mercado laboral. Entre os movimentos, a Accenture tombou 7%. Amanhã é dia de "bruxaria tripla".
Os principais índices norte-americanos voltaram às perdas esta quinta-feira, um dia depois de o do S&P 500 ter registado a sua maior valorização para num dia de decisão da Reserva Federal (Fed) sobre a trajetória das taxas diretoras desde julho. Dados económicos mostraram que o mercado de trabalho nos EUA se mantém saudável mas, mais uma vez, preocupações quanto às tarifas dominaram o sentimento no mercado.
O S&P 500 caiu 0,22% para os 5.662,89 pontos, enquanto o Nasdaq Composite cedeu 0,33% para 17.691,63 pontos. Já o Dow Jones deslizou 0,03% para 41.953,32 pontos.
Depois de ter mantido as taxas de juro inalteradas, o presidente da Fed, Jerome Powell, assumiu na quarta-feira um discurso prudente e minimizou as crescentes preocupações quanto ao crescimento da maior economia mundial e os receios de um novo aumento da inflação, fatores que prometem vir a ser afetados à medida que se assiste ao intensificar da guerra comercial.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, prometeu tarifas "recíprocas" a alguns dos seus parceiros comerciais, embora não tenha especificado como se materializarão estas taxas alfandegárias. A Casa Branca afirmou esta terça-feira que ainda pretende que estas tarifas recíprocas entrem em vigor a 2 de abril, apesar dos comentários anteriores do Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, que indicavam um possível atraso na imposição das mesmas, avançou a Reuters.
"Vamos subir e descer à medida que a incerteza política continuar", disse à Bloomberg Michael Rosen, diretor de investimentos da Angeles Investments. O especialista acrescentou que "o sentimento dos investidores vai ser muito volátil e isso vai refletir-se no mercado".
No mercado laboral, os pedidos iniciais de subsídio de desemprego do lado de lá do Atlântico aumentaram em 2 mil para um total de 223 mil na segunda semana de março, segundo a Trading Economics. O valor ficou ligeiramente abaixo das expectativas do mercado, que apontavam para um total de 224 mil pedidos. Os resultados continuam a mostrar um mercado de trabalho robusto, apesar do período prolongado de restrição na política monetária.
Os investidores têm agora pela frente um grande teste. Esta sexta-feira, é o dia em que se dá o vencimento em simultâneo de três contratos – opções sobre ações e sobre índices de ações e futuros sobre ações – em Wall Street, um fenómeno conhecido como "Bruxaria Tripla", que tende a aumentar a volatilidade. Cerca de 4,5 biliões de dólares em contratos de opções irão expirar.
Entre os movimentos de mercado, a Accenture – que pertence ao clube das "big four" da consultoria – tombou mais de 7%, depois de a empresa ter informado que os esforços da Administração Trump para reduzir as despesas federais poderão levar a atrasos e cancelamentos de novos contratos com a consultora. O Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), liderado por Elon Musk, tem vindo a implementar medidas para cortar nas despesas e reduzir o tamanho da Administração Pública Federal do país.
Quanto às "big tech", a Alphabet caiu 0,74%%, a Nvidia ganhou 0,86%, a Amazon cedeu 0,30%, a Apple desvalorizou 0,53%, a Microsoft cedeu 0,25% e a Meta somou 0,33%.