Notícia
Aviação pede à UE para rever regras ambientais do setor
O setor da aviação civil está a mostrar dificuldades em descarbonizar e pede à UE para suavizar as regras apertadas. Uso de combustível sustentável é uma das medidas em cima da mesa.

Um conjunto de 17 companhias de aviação está a pedir à União Europeia para rever as suas regras ambientais que respeitam o setor.
Segundo o Financial Times, os executivos da Ryanair, IAG, Lufthansa e Air France-KLM, que falaram em nome do conjunto, pedem aos líderes europeus para reverem, especificamente, os preços do carbono.
Este pedido chega numa altura em que o setor da aviação tem demonstrado dificuldades com a descarbonização.
O CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, foi um dos que se insurgiu. "Precisamos de rever e reduzir as regulamentações da UE", defendeu.
Outra das revisões pedidas pelas companhias aéreas é a utilização do combustível sustentável, cuja quota está atualmente nos 2%, embora esteja prevista subir até 6% até 2030.
Este tipo de combustível, embora comprovadamente mais sustentável em termos de emissões, tem um preço superior aos combustíveis fósseis e a sua produção ainda é escassa. Não ajuda o facto das petrolíferas se estarem a afastar deste tipo de produções.
Existe ainda um pedido especial para Bruxelas reestruturar a sua agenda de sustentabilidade, de forma a tornar as empresas mais competitivas. No entanto, este pedido chega num momento em que o presidente norte-americano está a diluir políticas verdes.